Um dos lugares mais belos de Paraty é o Saco do Mamanguá, cheio de lugares especiais, cada um com seu encanto natural e cultural.
No Saco do Mamanguá, se tem a sensação de que o tempo deveria parar e que tudo deveria permanecer exatamente assim, com sua beleza sem igual.
O Saco do Mamanguá é uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura. Possui 33 praias e 8 comunidades caiçaras. O fundo do Mamanguá tem uma belíssima área de mangue super preservada.
A biodiversidade do local realmente impressiona. Muitas espécies de árvores, bromélias, flores podem ser vistas. No mangue, podem ser vistos facilmente diversos pássaros e caranguejos.
Para se chegar ao Saco do Mamanguá pode-se ir de barco, saindo de Paraty-Mirim, ou por trilha (para quem está com bom condicionamento físico). Mas, para entrar na área de mangue, apenas pode ser feito usando embarcações sem motor, como caiaques e canoas.
O ideal é visitar o Mamanguá com guia local que, além de garantir a segurança do visitante, faz de tudo para preservar o meio ambiente e traz informações relevantes sobre o modo de vida e a ecologia, assim como apresentar o artesanato local e o modo de vida do Caiçara.
Várias praias podem ser visitadas e, também, uma boa dica é fazer uma caminhada até o topo do Pão de Açúcar. A visão é como a da foto principal deste post. Ao visitar o Mamaguá aproveite também para conhecer seus moradores, seu estilo de vida, sua sabedoria popular, seu artesanato e, claro, saborear um bom peixinho fresco. Fonte: PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário