Poucos metros acima da chacará o visitante encontrará o poste 30 com placa de sinalização colocada pelo IPHAR, além de uma área de estacionamento, a trilha se inicia a direita conforme a indicação na foto acima.
Após descer uma pequena ladeira você precisará atravessar a cachoeira, pois a trilha continua do outro lado.Após atravessar a cachoeira você deverá subir por essa trilha. Atenção no inicío da trilha existem algumas propriedades particular do lado direito, não entrem. Continue na trilha acima.
A próxima bifurcação da trilha fica em frente a um bambueiro, onde você deverá virar a esquerda, conforme a sinalização acima, (no local existe uma construção cercada).
A imagem acima mostra a continuação da trilha e a parte anterior a bifurcação, a trilha continua em aclive neste ponto.
A imagem acima mostra uma das bifucações mais complicadas da trilha, durante a expedição para realizar as fotografias encontramos um casal que seguiu direto e ficou mais de 1 hora perdido. Basta virar a direita conforme indicação na foto, a trilha terá um dos pontos de maior dificuldade com um forte aclive (subida ingríme).A trilha é prazerosa por ser sombreada durante todo o trajeto, porém isso faz com que haja grande concentração de matéria orgânica, o que deixa a trilha bem escorregadia.
Em meio ao ponto mais ingríme, existe a bifurcação acima com uma placa do IPHAR na árvore, basta continuar subindo em direção ao lado esquerdo, neste ponto existe barulho de água a direita, sendo comum as pessoas descerem no local errado, correndo o risco de ficarem perdidas.
Um pouco mais a frente existe essa outra bifucação, onde a mata está quase que fechada por conta da queda de uma árvore, sendo novo traçado do lado direito, conforme indicação na imagem acima.
Os trechos de maior dificuldade são aqueles que possuem árvores caídas, não sendo a trilha indicada para pessoas com dificuldades de locomoção.
Após cerca de 25 minutos de trilha a visão que se tem ainda da trilha é essa, vale muito o esforço, a visão é realmente deslumbrante e realmente encanta.
Algumas dicas importantes para um passeio seguro, devem ser levadas em consideração: o ideal é que esteja acompanhado (a) de um Guia de Turismo; nunca faça trilhas sozinho (a); leve repelente; use calçado fechado; leve uma garrafa com água; leve frutas; caso encontre com algum animal peçonhento evite se aproximar e siga o seu caminho normalmente; traga seu lixo de volta; tenha cuidado com as pedras da cachoeira (são escorregadias); evite visitar o lacal em períodos chuvosos; caso perceba qualquer aumento no volume da água deixe o local imediatamente (lembre-se de deixar seus pertences em uma possível rota de fuga).Ao lado esquerdo do estacionamento está o antigo caminho do ouro, construído no século XIX, caso goste de trilhas vale a pena percorrer alguns metros e apreciar alguns resquícios de construções antigas.
Uma outra dica é apreciar um delicioso almoço caseiro na Chacará do Ouro que possui uma excelente estrutura em um local muito agradável.
A chacará dispõe de lagos, cachoeira, e áreas de alimentação e lazer, para adultos e crianças, sendo o seu restaurante um buffet livre com preço fixo.