Colégio Naval, Angra dos Reis

O Colégio Naval fica localizado na Enseda Batista das Neves, ao lado do centro de Angra dos Reis, na antiga Estrada do Contorno (atual Av. Vereador Benedito Adelino).  
As duas primeiras imagens são de antigos pórticos de acesso a instituição que é muito importante para a formação de jovens que passam pelo ensino militar.
Em 1911, teve início a obra que resultou no atual Colégio Naval, cujo, encarregado da empreitada foi o Capitão Rosalvo Mariano da Silva, idealizador do projeto arquitetônico (também idealizador do Mercado do peixe). O local escolhido foi a Enseada da Tapera, logo denominada Enseada Batista das Neves, em Angra dos Reis. Na foto acima a presença do Marechal Hermes no lançamento da pedra fundamental para a construção da Escola de Grumetes.
Em 1914, terminada a construção, tão imponente ficara o prédio que o então Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino de Alencar, aproveitou para aí fixar a Escola Naval, onde funcionou até 1920. A partir desse ano, tendo a Escola Naval voltado ao Rio de Janeiro, passou a funcionar naquele local a Escola de Grumetes Almirante Batista das Neves, onde permaneceu até 1949. A reportagem acima destaca a inauguração em 1914.
Na foto acima uma reportagem sobre as obras do CN, com os materiais sendo transportados pelo navio Guarany, foto abaixo.
Na imagem abaixo o navio que teria sido usado para transportar os primeiros estudantes da escola de grumetes.
Finalmente, a 25 de fevereiro de 1949, foi criado o atual Colégio Naval, instituição de ensino que tem como propósito preparar jovens para constituir o Corpo de Aspirantes da Escola Naval, onde é formada a oficialidade da Marinha do Brasil.
O Aluno ingressa mediante concurso público e, no período que passa no Colégio, recebe os ensinamentos do Ensino de Segundo Grau, acrescidos de instrução militar-naval especializada, ministrados por seleto corpo de Professores e Oficiais.
Alia-se a este aprendizado acadêmico e militar a intensa prática desportiva, que visa aprimorar a condição física dos Aluno. 
O Colégio Naval é a porta de entrada para aqueles que pretendem ser oficiais da Marinha do Brasil. Enquanto aluno, durante os três anos que estiver cursando, o estudante é considerado Praça Especial, tornando-se aspirante somente na Escola Naval (ensino superior).
No quinto ano na Escola Naval, que compreende Estágio e Viagem de Instrução, torna-se Guarda-Marinha e no retorno ao Brasil passa a ocupar o posto de Segundo-Tenente.
 A carreira de oficiais na Marinha compreende os seguintes postos: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante, Vice-Almirante e Almirante de Esquadra.
Os oficiais de carreira são distribuídos por Corpos; dentro de um mesmo Corpo, por Quadros e, dentro de um mesmo Quadro, pelas respectivas escalas hierárquicas.
A história do Colégio Naval de Angra dos Reis além de palavras pode ser contada em fotos como as apresentadas no artigo e em outros que serão publicados.
Na imagem acima o Colégio Naval visto da região onde fica o atual Clube Coqueiro, na ponta esquerda da enseada. Abaixo a imagem do clube.
Na imagem abaixo o clube atualmente.
Na imagem abaixo do IBGE, a enseada sem a estrada de acesso, década de 50, com o Colégio Naval ao fundo.
Já nesta outra imagem, a existência de uma pequena estrada, bem estreita e não pavimentada.
Na imagem abaixo a estrada atualmente.
Na foto abaixo a vista aérea da enseada publicada pela revista Manchete em 1982.
A imagem abaixo é mais atual. 
Pra finalizar uma imagem similar a capa. Fonte: Marinha, Marcelo Barros, Marcos Veiga, IBGE e Arquivo Nacional.  
Assista o vídeo produzido pelo Arquivo Nacional em 1976.
 

7 comentários:

  1. Tenho boas lembranças deste local, já se passaram 30 anos

    ResponderExcluir
  2. Nosso objetivo é manter essas lembranças vivas, afinal o patrimônio é a representação viva da própria história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia aproveitar e informar as fontes das imagens colorizadas, diversos trabalhos meus estão aí sem autorização.
      https://www.facebook.com/groups/angrantiga/

      Excluir
    2. Já informado, no início do projeto, várias pessoas madavam imagens sem identificar a fonte, estamos atualizando.

      Excluir
  3. Nesse final de semana, estivemos no saudoso Colégio Naval para celebrar os nossos 40 Anos de Ingresso nessa inigualável e respeitada Instituição de Ensino. Foram muitas as recordações e uma enorme emoção. Nossa Turma - ATBP - Associação da Turma Barão da Passagem ingressou em 1979 e nesse final de semana, celebrou seus 40 anos. Muito linda cerimônia e a Recepção do Comandante e Oficiais do CN, assim como a participação elegante e vibrante dos alunos de 1º, 2º e 3º anos. Fica aqui registrado esse momento e parabenizo ao blog pelo seu conteúdo instrutivo e histórico.

    ResponderExcluir
  4. Espetacular o vídeo. Muito bom o trabalho. Parabéns aos responsáveis.

    ResponderExcluir

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...