A bitola-padrão (distância entre os trilhos) das estradas de ferro americanas é de 4 pés e 8,5 polegadas. Este é o padrão internacional, presente inclusive no Brasil em projetos financiados pelo BID (Banco Interamericano de desenvolvimento). É um número bem esquisito. É um história bem curiosa e até engraçada.
Por que essa bitola é usada?
Porque é essa a bitola usada na Inglaterra e as ferrovias americanas foram construídas por ingleses.
Mas por que os ingleses usam essa bitola?
Porque as primeiras linhas foram construídas por engenheiros que construíram os primeiros bondes e essa foi a bitola usada.
Mas, então, por que essa bitola?
Porque o pessoal que construiu os bondes usava os gabaritos e ferramentas para fazer as diligências, que usava essa bitola.
Tá, mas por que as diligências usavam essa bitola?
Porque se usassem qualquer outra bitola, as rodas quebrariam nos sulcos das estradas inglesas, que tinham seus sulcos muito uniformemente cavados.
Mas por que as estradas inglesas tinham sulcos uniformes?
Porque as estradas inglesas, como a maioria das velhas estradas europeias, foram construídas pelos romanos para movimentação de suas tropas. E as carroças e as bigas usavam a mesma bitola para não quebrarem nos sulcos das estradas.
Então chegamos à resposta da pergunta original.
A bitola padrão americana e internacional é de 4 pés e 8,5 polegadas, porque deriva das especificações originais das carroças militares do exército romano. Que foram determinadas para que pudessem permitir a passagem de duas bundas de cavalo, lado a lado.
Veja uma extensão dessa história!
Quando você vê um ônibus espacial em sua base de lançamento, sempre há dois foguetes propulsores auxiliares presos a ele, perto dos tanques de combustíveis, chamados de SRB (Solid Rocket Boosters). Os SRBs são feitos pela Thiokol numa fábrica em Utah (EUA). Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los um poucos mais largos, mas eles deviam ser enviados de trem até Cabo Canaveral (no estado da Flórida, EUA).
Como existem túneis no caminho e esses túneis foram construídos para comportarem um trem, cuja a largura tem, é claro, a bitola padrão internacional\americana mencionada. Ou seja, 4 pés 8,5 polegadas. Os engenheiros tiveram de adequar o projeto por essa questão logística.
Chegamos a conclusão de que o desenvolvimento de um dos maiores projetos de transporte da humanidade foi originalmente determinado pela largura de duas bundas de cavalo. Se gostou dessa história compartilhe! Fonte: Ferrovia SP, Nasa, Eurostar.
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