Angra Antiga FGV

Fototeca do Arquivo da Fundação Getúlio Vargas sobre Angra dos Reis, retratando visitas e o cotidiano da Angra dos Reis sem a ocupação desordenada dos morros do centro e ainda bem preservada.
Rua Dr. Coutinho em frente à Santa Casa.

Largo da Igreja Matriz.

Largo da Matriz.

Rua do Comércio.

Rua do Comércio.

Praça Codrato de Vilhena.

Avenida Júlio Maria

Ponta Leste.

Porto de Angra dos Reis.

Estaleiro Verolme.

Usina Nuclear.

Itaorna.

Avenida Ayrton Senna.

Serra Dágua.

Trevo da RJ 155 com a BR 101.
Fonte: FGV.

Ilha Poranga, Angra dos Reis

A Ilha Poranga (bonita em tupi-guarani) é uma ilha privada mas que faz parte da história de Angra dos Reis e do país. De acordo com o IBGE, a Ilha pertenceu à Francisca Vigília Fogaça, neta de Martin Afonso de Souza, donatário da Capitania de São Vicente no Brasil colonial. Logo, passou a ser conhecida também como "Ilha Francisca". (foto acima é um antigo cartão postal).

Em 1911, o governo federal através da câmara dos deputado comprou a ilha para presentear o então presidente do Brasil (1910 a 1914) Hermes da Fonseca. Deste modo, passou a ser conhecida também como "Ilha do Hermes". (foto acima é um antigo cartão postal).

A foto acima é uma imagem bem antiga da Ilha, bem diferente da sua configuração atual que conta com heliponto e várias benfeitorias.

A ilha teria pertencido (sem comprovação) aos donos do antigo Hotel Londres que atualmente é uma galeria comercial e empresarial localizada na Rua Raul Pompéia no centro de Angra dos Reis. (foto acima com créditos na imagem). Fonte: acervo próprio, IBGE.

Avenida Júlio Maria, Angra dos Reis

A avenida Júlio Maria é uma importante via do centro de Angra dos Reis, sendo a porta de entrada de turistas de todas regiões do país. Seu nome preta homenagem ao Padre Júlio Maria, para conhecer mais sobre o padre basta clicar no link acima.

A avenida abrange boa parte da orla marítima do centro da cidade, sendo utilizada amplamente para eventos como desfiles cívicos e carnavalescos, procissões, entre outros.

No mapa abaixo dá pra ver a dimensão e importância da via para a economia e acessibilidade ao centro da cidade. Fonte: Acervo próprio, Googlemaps.

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...