O brasão de Angra dos Reis é composto por um escudo português dividido em quatro partes:
- A primeira parte, em campo de blau, contém três coroas de ouro, postas em roquete;
- A segunda, em campo de prata, a cruz de Cristo, de goles (vermelho);
- A terceira, em campo de goles (vermelho), contém um turbante indígena sobre duas flechas cruzadas, tudo de ouro;
- A quarta parte, também em campo de blau, contém, em chefe, o barrete frígio, de vermelho, ladeado por duas âncoras de prata e, em contra-chefe, quatro faixas onduladas, de prata.
- Em sua base, o brasão tem um listel de prata ostentando os seguintes dizeres, de sable: “1502 – 1624 – ANGRA DOS REIS – 1808 – 1835”.
- Como suportes, à destra e à sinistra, respectivamente, uma haste de cana e um feixe de folha de bananeira.
- Encimando o conjunto, como peça máxima, a coroa mural de cinco torres de prata, que é de cidade, ostentando um eclipse blau, carregando uma flor-de-lis.
- O Escudo Português - remete a origem da pátria.
- As três coroas - representam os três Reis Magos e a data 6 de janeiro, dia em que se comemora o Dia de Reis.
- A Cruz de Cristo - nos lembra da época manuelina, das grandes descobertas portuguesas – “Por mares nunca dantes navegados”.
- O Turbante e as Flechas - remete a presença dos índios chefiados por cacique Cunhambebe, da tribo dos Tupinambás, que habitavam a região.
- O Barrete Frígido e as Âncoras - atestam o início oficial das atividades de marinharia na república, com a instalação da escola de ensino naval e, ultimamente, a construção especializada, através dos estaleiros destinados à navegação comercial.
- As Quatro Faixas de Prata - remete a grande extensão marítima que orla o município.
- O Orago (termo referente a padroeira) de Nossa Senhora da Conceição - está presente na flor-de-lis que se destaca na coral mural.
- 1502 - Descoberta da região por Gonçalo Coelho, em 6 de janeiro de 1502.
- 1624 - Instalação definitiva do núcleo da cidade no local atual, em 2 de outubro. Anteriormente, fixada na Vila Velha, que atualmente é um bairro do município onde está localizado o marco de fundação.
- 1808 - Refere-se a criação da comarca em 27 de junho de 1808.
- 1835 - Elevação a condição de cidade em 28 de março de 1835, com o nome atual.
- Os Suportes Cana e Bananeira - remete a dois produtos agrícolas produzidos em abundância e comercializados no município.
A bandeira do município de Angra dos Reis foi apresentada no 1º Congresso Fluminense de Heráldica, ocorrido em Petrópolis no ano de 1963, tendo havido algumas modificações ao longo dos anos. Inicialmente, consistia em uma bandeira de fundo azul plano, com o brasão do município ao centro em proporção.
A segunda fase da bandeira foi de 1980 à 2000 e as únicas alterações foram o fundo, este deixou de ser apenas azul, passando a ser dividido ao meio, metade azul e metade branco, com o brasão na parte branca.
Desde o ano de 2000, é representada em fundo branco, repartido verticalmente em azul, seguindo as cores da bandeira do estado do Rio de Janeiro. Ao centro, o brasão do município reproduzido nas suas cores, tendo ainda seis conchas, ressaltando o município com vocação marítima e representando os seis distritos do município de Angra dos Reis. Fonte: IBGE, PMAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário