Capela e Praia da Parnaioca, Ilha Grande

A pequena Capela do Sagrado Coração, foi construída em 1881, ficando fechada por mais de 40 anos mas a fé e a união dos moradores foi mais forte.
Em 2001 foi feita uma grande reforma através de multirão e material doado e as missas voltaram a ser celebradas. Voltou a ser reformada em 2021 graças a Dra Maricelma. (foto acima de 2021)
Na imagem acima a capela e o cemitério anexo antes da reforma na década de 80. Foto de Hélio Paz durante visita a praia.
Na capela acontece anualmente a Festa do Padroeiro (Sagrado Coração de Cristo), neste período de festa a igreja é toda preparada e enfeitada para receber o andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus e assim os fiéis mantêm viva a tradição e a fé.
A programação festiva é realizada com Missa Solene, seguida de procissão com as imagens do padroeiro acompanhado de São Pedro e seguidos pelos grupos do Apostolado da Oração e pelo povo. Após a parte religiosa acontece a tradicional quermesse com barraquinhas com comidas típicas e encerrando a festa tem o tradicional forró.
A Cultuar forneceu no passado (verificar no site da instituição) uma escuna com capacidade para 120 pessoas para fazer o transporte dos fiéis do continente até a Praia da Parnaioca durante a festa. Para o então presidente da Cultuar que criou o incentivo (Zequinha Miguel), apoiar as festas católicas é preservar nossa cultura popular. Até a data da matéria não foi possível obter confirmação da prefeitura sobre a manutenção do incentivo.
Nas palavras do antigo secretário de cultura: "é nossa obrigação apoiar essas festas, a igreja da Parnaioca foi construída há mais de 100 anos e até hoje a comunidade caiçara festeja seu padroeiro, temos que preservar essa história". Atualmente, a comunidade vem cobrando apoio da PMAR, se quer faz a coleta de lixo no local, o que gera transtornos para a comunidade, esperamos que o quadro se reverta.
Nas palavras do antigo secretário de cultura: "é nossa obrigação apoiar essas festas, a igreja da Parnaioca foi construída há mais de 100 anos e até hoje a comunidade caiçara festeja seu padroeiro, temos que preservar essa história". Atualmente, a comunidade vem cobrando apoio da PMAR, se quer faz a coleta de lixo no local, o que gera transtornos para a comunidade, esperamos que o quadro se reverta.
Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.
A origem desta devoção é creditada a Santa Margarida Maria, uma religiosa, membra da Ordem da Visitação de Santa Maria. A Santa Margarida Maria de Alacoque teria tido extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção.
Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu esta devoção a todo o Mundo por meio de um acto de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.
A bela Praia da Parnaióca, além desse pratimônio cultural conta ainda com uma beleza natural que lhe rendeu o 5º lugar, entre as 7 maravilhas da Ilha Grande.
Além da exuberante praia, possuí uma cachoeira, grande biodiversidade de fauna e flora, e uma gente simples e educada que encanta os visitantes. É uma das praias menos habitadas da Ilha Grande.
A bela cachoeira é um presente divino que encanta os visitantes que saem maravilhados, aproveitando ainda para levar algumas fotos de lembrança.
O meio de hospedagem mais utilizado é o camping, que contam com banheiros e uma comida caseira deliciosa. 
Aqueles que possuem um pouco de disposição e espírito de aventura fazem uma pequena trilha até o Mirante da Parnaióca que possui a maravilhosa vista de toda a praia, foto acima.
Se você busca paz e uma beleza sem igual esse é o local adequado, vale a pena a visita, pois o local transmite uma energia inigualável e quem conhece volta revigorado. Fonte: Cultuar, Diocese de Itaguaí, Significados, Hélio Paz, Alonso (Cultuar), PMAR.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...