Fototeca Abraão anos 70 - Ilha Grande

 
 As fotos apresentadas foram publicadas no Jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro. E assim como todo o material do blog, passam a integrar o acervo digital permanente. O autor das fotos, foi o fotógrafo Alli. Data:11/06/1970. 
Crianças brincam em frente a escola ao Grupo Escolar Brigadeiro Nóbrega.
A praça principal da vila, com a igreja pintada de branco, poucas residências e o Pico do Papagaio ao fundo.
A praça vista a partir da igreja, no detalhe ao lado direito os paralelepipedos que seriam usados no calçamento das ruas do entorno.
Outra foto registrada na praça que mostra a costa totalmente desabitada, uma pequena embarcação e o cruzeiro.
O casário do entorno da praça hoje inexistente, o local está bem diferente atualmente, no detalhe a tranquilidade das crianças e a rua praticamente deserta.
Foto de uma antiga residência, no detalhe as antigas janelas em madeira muito comum na época.
Na foto a calmaria desse lugar mágico, no detalhe o andar despreocupado e solitário, lembrança de um tempo que o local era bem menos agitado.
Mais uma imagem do Abraão bucólico, quase deserto, destacando-se a vegetação que envolve as residências.
Na imagem a orla da Vila quase sem movimento e ao fundo a Praia do Canto desabitada, nenhuma construção nos morros.
A foto mostra a Praia do Abraão e uma embarcação encalhada, possivelmente para manutenção, ao fundo a atual sede da PM.
Na imagem quase toda a orla da vila, os morros desabitados e bem poucas construções.
Mas uma imagem da orla, dessa vez bem próximo das construções. Uma conoa caiçara se destaca sozinha na praia quase deserta.
Na foto a imagem da Ilha do Macedo, bem em frente a vila, próximo de onde é o atual cais da barca, com algumas embarcações.
Na foto a orla vista em direção a Praia Preta, limpa e deserta. 
Na foto o mar em frente esquerdo da vila, sentido Praia Preta, detalhe do casario antigo e o morro com pouca vegetação, lembrando que a região do Abraão foi uma antiga fazenda (Fazenda do Holandês), boa parte da vegetação atual é de regeneração, pois as florestas foram derrubadas para uso agricola das terras.
Foto da costeira, mostrando um oratório sobre a pedra.
Foto das ruinas do Lazareto vista do mar, lembrando que as estruturas foram demolidas a pedido do então governador Carlos Lacerda. Fonte: Jornal Correio da Manhã. 

2 comentários:

  1. Minha mãe foi nativa e cresci amando essa Ilha. Saudades dessa época, saudades do Abraão com as ruas limpas, iluminado pelo gerador da colônia, saudades de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, vcs teriam livros que conta história da Ilha que não tivesse tanto foco no presídio, e sim nos tempos de fazendeiros?E imagens antiga de Araçatiba?

    ResponderExcluir

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...