Marco de Fundação de Angra dos Reis

Atualmente, existe um consenso sobre Portugal ter se apossado das terras brasileiras, já que as mesmas eram habitadas pelo nativos (chamados por eles de índios). Existem vários estudos, que acreditam que Pedro Álvares Cabral não foi o primeiro europeu que por aqui chegou. O espanhol Vicente Pinzón teria explorado a costa norte, em janeiro de 1500, na ocasião chamou a foz do rio Amazonas de Mar Dulce, continuou até o rio Oiapoque. Diego de Lepe, outro espanhol, teria feito o mesmo percurso, posteriormente.
Outro que teria chegado antes de Cabral, foi o português Duarte Pacheco Pereira, que teria chegado ao solo brasileiro em 1498, segundo consta no livro "Esmeraldo de Situ Orbis", publicado em 1506.
De acordo com alguns historiadores, baseado principalmente na literatura portuguesa, o que se atribuí a Cabral é a posse da terra em nome do Rei D. Manuel, pois Américo Vespúcio e Alonso de Ojeda já teriam mapeado o norte do Brasil em 1499, a serviço da Espanha.
Após o retorno de Cabral para Portugal, um outro navegador teve importante papel em nossa história, trata-se de Gonçalo Coelho (foto acima), a quem coube a missão de realizar o mapeamento e reconhecimento da terra, além de identificar os locais onde piratas realizavam o tráfico clandestino do pau-brasil. Nesta Primeira Expedição Exploradora, foram batizados diversos acidentes geográficos do litoral brasileiro, incluindo Angra dos Reis.
Em 6 de janeiro de 1502, a expedição que saiu de Portugal em 10 de maio de 1501 chegou as águas angrenses. Retornando à Europa, Américo Vespúcio que fazia parte da expedição liderada por Gonçalo Coelho, publicou o livro "Cartografia do Mundo Novo", e nele já se descrevia Angra dos Reis.
Em 1556, os filhos do Capitão-mor e ouvidor da Capitania de São Vicente, Antônio de Oliveira Gago, se estabeleceram na região atualmente denominada de "Vila Velha", em frente a Ilha da Gipóia. Estes, fundaram neste local o povoado dos Santos Reis Magos, ao qual deram características de cidade agrícola, além de oferecer a população serviços de polícia, justiça, religião e mercado.
Atualmente, em frente ao Colégio de Ensino Integral Maria Hercília Cardoso Castro, fica localizado o Marco de Fundação da Cidade, um pequeno monumento que faz referência ao local onde surgiu o primeiro povoado.
A inauguração do local onde está o marco aconteceu em 2007 com a presença de representantes do governo municipal da época.
Um detalhe curioso, em 1932, foi comemorado erroneamente o 4º centenário de fundação da cidade, na época não se sabia a data correta de descoberta da região, hoje oficializada, 6 de janeiro de 1502. No centro da Praça Nilo Peçanha (popularmente conhecida como praça da prefeitura) foi construído um obelisco para perpetuar a data, sendo possível atualmente, verificar o erro histórico, ao visitar o local.  
Fonte: Biblioteca Lusitana, Esmeraldo Situ Orbis, Cartografia do Novo Mundo, PMAR, Thiago Morais. 

Um comentário:

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...