O Sobrado Nº 150,154, 156 da Rua Professor Lima, Angra dos Reis

No início dos anos 80, movimentos comunitários ligados a atividades culturais locais promoveram o reconhecimento do acervo municipal que conseguiu resistir aos avanços do progresso e da destruição causada pela especulação imobiliária. Em atendimento ao pedido de 850 moradores, o INEPAC realizou os estudos necessários para encaminhar o tombamento de imóveis urbanos e rurais. 
Um desses patrimônio reconhecido pelo órgão, é o imponente sobrado ao lado da CEDAE que possuí uso comercial e residencial, como muitos desses, a família geralmente morava no 2º pavimento e mantinha comércio no térreo. Atualmente, funciona um salão de beleza no térreo do sobrado. (foto abaixo da década de 40, IPHAN)
O sobrado possuí 4 portas no térreo e 4 portas no segundo andar, a frente uma estreita sacada com gradil de ferro, 5 astes de sustentação de antigas luminárias, existindo atualmente, apenas duas luminárias. Os detalhes e telhado todos muito utilizados durante o período colonial brasileiro. Tombamento provisório em: 26/10/1982 e tombamento definitivo em: 27/01/1988.  
O quadro acima é do artista angrense Carlos Franca baseado na foto anterior, mostrando o entorno ainda desabitado. 
O quadro acima também é do artista angrense Carlos Franca, bem parecido com o mostrado acima. Destaque para a Bica da Carioca no final da rua. Fonte: INEPAC. 

2 comentários:

  1. Uma pena termos perdido tantas construções ao longo do tempo, numa época onde preservação de patrimônio era uma ideia tosca na cabeça dos proprietários. E que telas incríveis essas do Carlos Franca.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns p iniciativa de mostrar parte da historia de angra

    ResponderExcluir

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...