Trilhas da Ilha Grande, Angra dos Reis

A Ilha Grande é cortada por trilhas que interligam diversas praias e comunidades, além de levar a locais de extrema beleza, como picos, mirantes, lagoas, rios, cachoeiras, grutas, entre outros. O sistema oficial de trilhas totaliza 72,1 KM. Já pensou em dar a volta no paraíso? Você pode percorrer mais de 80 KM para uma volta mais completa, incluindo trilhas não oficiais, como Mirante do Bananal, Lagoa Verde, Pedra D'água, e outros. A seguir mais detalhes sobre as 16 trilhas oficiais da Ilha Grande. 
T01 - Circuito do Abraão, um circuito de trilhas curto, porém esta caminhada possui um trecho em subida, que nos leva ao mirante da Praia Preta e à Cachoeira do antigo presídio, dos escravos, ou simplesmente, Poção. Este circuito fica na Vila do Abraão, porta de entrada de turistas na Ilha Grande, pode ser feito à pé ou de bicicleta.
T02 (Aqueduto - Saco do Céu), nesta linda trilha, fazendo um pequeno desvio, você encontra a Cachoeira da Feiticeira. Vale o esforço para um banho refrescante. A partir da Praia da Camiranga, a trilha segue plana. 
T03 (Saco do Céu - Freguesia de Santana), nessa trilha, você passa por lugares maravilhosos como a Enseada das Estrelas e praias tão calmas que parecem um quadro, tamanha a perfeição. A maior parte da trilha segue pela costa.
T04 (Freguesia de Santana - Bananal), esta trilha, que percorre o litoral próximo à Lagoa Azul, tem como ponto alto o mergulho nas águas claras que banham as praias e costeiras.
T05 (Bananal - Sítio Forte), esta trilha, percorre a costa da Ilha Grande com vista ao centro de Angra dos Reis, nela você encontra lindas praias com águas calmas, além de atravessar um manguezal. São diversos mirantes de tirar o fôlego!
T06 (Sítio Forte - Praia Grande de Araçatiba), esta trilha não é bem sinalizada, mais é fácil a identificação da trilha, apesar de ser de nível médio (poucas subidas), é extenuante. O atrativo principal dessa caminhada é a bela Praia do Ubatubinha, que oferece um banho refrescante em águas cristalinas e calmas. A partir de uma trilha (extra oficial) é possível chegar a Lagoa Verde. (vale muito a pena).
T07 (Praia Grande de Araçatiba - Gruta de Acaiá), esta trilha maravilhosa é o caminho que leva à fantástica Gruta do Acaiá, famosa por refletir a luz do sol no seu interior através da água, criando um espetáculo de cor e luz. Esta trilha é pouco utilizada no trecho da praia Vermelha à Gruta do Acaiá.
T08 (Praia Grande de Araçatiba - Provetá), essa trilha pela mata atlântica, leva diretamente ao povoado do Provetá. Uma trilha com grandes áreas sombreadas e fora da orla marítima.
T09 (Provetá - Aventureiro), esta trilha é bastante uma das mais cansativa e alta, exigindo disposição e preparo físico, mas vale pelo visual que descortina as praias de Sul e Leste e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro.
T10 (Abraão - Mangues - Pouso), uma trilha bastante movimentada e larga porque liga o principal porto da Ilha Grande (Vila do Abraão) à praia mais bonita: Lopes Mendes. Também vale um desvio para conhecer as praias da Julia, Crena, Abraãozinho, entre outras.
T11 (Pouso - Lopes Mendes), essa trilha é obrigatória para quem chegar ao paraíso Lopes Mendes. É uma trilha curta, com passarela de trocos no caminho, a Praia de Lopes Mendes, com seus 2,8km de extensão, pode triplicar a distância. Para quem tem disposição, vale o desvio para conhecer a praia de Santo Antônio.
T12 (Pouso - Farol dos Castelhanos), é uma trilha de baixa utilização, e pode haver trechos com grandes dificuldades de acesso. A mais difícil da Ilha pela pouca manutenção, porém é rica em vegetação da Mata Atlântica e fauna muito diversificada. É necessário ter autorização da Capitânia dos Portos para chegar até o farol e um guia para esta caminhada, entretanto alguns aventureiros se arriscam sozinhos.
T13 (Abraão - Pico do Papagaio), a trilha do pico exige um bom condicionamento físico, lá de cima, desfruta-se de uma das paisagens mais privilegiadas da Ilha Grande.
T14 (Abraão - Vila de Dois Rios), apesar de ser considerada uma das trilhas oficiais da ilha, na verdade, trata-se de uma estrada, percorre o caminho do antigo presídio. Não é permitido pernoitar em Dois Rios.
T15 (Dois Rios - Caxadaço), essa trilha leva a uma das mais belas praias da Ilha grande, o contato com a natureza selvagem é o grande atrativo, além do Caminho das Pedras (obra centenária feita por escravos). Não é aconselhável seguir por esta trilha desacompanhado de um guia.
T16 (Dois Rios - Parnaioca), essa trilha percorre toda a Costa Sul da Ilha Grande e boa parte de sua mata nativa. Por ser uma trilha pouco percorrida, é possível que em alguns pontos a mata esteja fechada.
         
Trilhas são um dos pontos altos da Ilha Grande. É indiscutível a afirmação e reconhecimento de que é um dos lugares mais sensacionais do Brasil para a prática do trekking ou caminhadas de nível médio a pesado. São estradas e trilhas em meio a mata, subindo morros e montanhas, cruzando rios e riachos, mangues, planícies, acompanhando o mar, atravessando comunidades caiçaras. São cenários maravilhosos capazes de nos emocionar.

Não corra riscos desnecessários. Tenha em mente que, a atividade de caminhar na natureza além de prazerosa, implica riscos que podem, em casos extremos, levar à morte. Jamais se coloque deliberadamente em situações de perigo. Você é a chave da sua própria sobrevivência, e atitudes loucas dão lugar a ferimentos ou a algum tipo de incapacidade que lhe limitarão a eficiência. Contrate um Guia de Turismo Credenciado! Fonte: INEA, Turisangra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...