O lançamento do navio Itapuca em Angra dos Reis, ocorreu no Estaleiro Verolme no dia 25 de abril de 1970.
O evento contou com a presença de Mario David Andreazza, Ministro dos Transportes, além de outras autoridades da época.
O navio Itapuca foi construído para a Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro e lançado ao mar pelos funcionários do estaleiro que na ocasião recebiam parentes que eram autorizados a participar.
O Lloyd Brasileiro, também chamado de Loide Brasileiro foi uma companhia estatal ou para-estatal, de navegação brasileira.
A companhia foi fundada em 1890, no ano de vigência da Constituição que se sucedeu a Proclamação da República, após o governo do Marechal Deodoro da Fonseca.
A companhia realizou algumas incorporações ou encampações de diversas empresas de navegação tornando-se a maior do país.
A fundação foi fundamentada no Decreto-Lei, de 19 de Fevereiro de 1890, pouco tempo após a proclamação da república.
Sua criação foi estruturada na junção da Empresa Transatlântica Brasileira, ainda em formação e de quatro outras firmas, a Companhia Brasileira de Navegação a Vapor e a Companhia Nacional de Navegação a Vapor.
Juntam-se ainda duas empresas mais pequenas, a Companhia Progresso Marítimo e a Companhia de Navegação da Estrada de Ferro Espírito Santo a Caravelas.
E em 1891, são agrupadas mais 3 firmas menores, a Companhia Bahiana de Navegação, a Companhia Paraense de Navegação e a Companhia Brasileira de Estradas de Ferro e Navegação.
Foi responsável pelo transporte dos imigrantes europeus que vieram ao Brasil após a abolição da escravatura.
A empresa foi extinta em outubro de 1997, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso com o plano nacional de desestatização.
O navio Itapuca foi um navio mercante a motor (Liner Brasileiro), registro: nº IMO: 7017791 e peso bruto: 12.222 t.
Sua arqueação bruta: 10.845 e arqueação líquida: 5.769, com casco modelo 795/B22. Seu porto de registro era o Rio de Janeiro.
O navio possuía 160,90 metros de comprimentos, 22,90 metros de boca, 13,25 de pontal e 9,70 de calado.
Usava um motor diesel B & W; 8 cilindros (840 x 1.800) feito pelas Indústrias Villares, São Paulo, SP, Brasil.
Potência de 18.400 BHP, 1 hélice, velocidade máxima de 20,5 nós e capacidade para 34 tripulantes.
O navio foi encomendado pela Comissão de Marinha Mercante em 1967. Em 25 de abril de 1970 foi lançado para a Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, Rio de Janeiro, sendo batizado como ITAPUCA.
A sua construção foi concluída em outubro de 1971, sendo desativado (lay up) 13 anos depois, em 1984. Já em 1988 foi sucateado em Antonina, PR, Brasil.
Fonte: Lloyd Brasileiro, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), História do Mar.
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