O Museu das Conchas íntegra o Museu Municipal de Mangaratiba (MMM). A reabertura para visitação dos moradores e turistas é gratuita. O espaço fica no histórico prédio do Solar Barão do Sahy.
O Museu das Conchas com centenas de peças, dentre elas uma concha gigante dos corais da Austrália com 157 kg e um fóssil amonita de mais de 150 milhões de anos), é um atrativo turístico e cultural da cidade. O Solar fica na Rua Coronel Moreira da Silva, 173, no Centro, e funciona de terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados de 9h às 14h. Contatos: (21) 3789-9034/(21) 9698-3736 e-mail: museudasconchas@ig.com.br.
O museu foi transferido para o prédio, de acordo com o presidente da Fundação Mário Peixoto, Alexandre Franklin, para melhor receber os visitantes: “a decisão em retornar o Museu das Conchas para o MMM se deve ao maior conforto, comodidade e, sobretudo, garantir acessibilidade aos visitantes. O espaço é um importante instrumento de pesquisa da cidade. Afinal, os principais marcos de Mangaratiba, como arquivos políticos e sua construção, fotografias e a sala de exposição do cineasta Mário Peixoto encontram-se expostos no espaço”.
Além das Conchas, o espaço conta com o famoso Café do Museu e apresentações musicais. O ponto de encontro dos mangaratibenses e dos turistas fica localizado no aconchegante jardim do Solar Barão do Sahy, em um clima romântico com vista para o mar, acompanhado do delicioso café da roça passado na hora, na mesa do cliente, além das deliciosas iguarias servidas. O espaço conta ainda com a famosa feira de produtos da terra, em especial da banana (principal fruto da cidade). E para compor este ambiente, grupos de música de Mangaratiba se apresentam durante as solenidades.
A Fundação Mário Peixoto conta também com grande exposição de artistas da cidade. As obras ficam expostas em uma das salas do Solar Barão do Sahy.
O colecionador e mantenedor do museu é o Sr. Carlos Bernardo Servolino, Doutor Carlitos. A grande diversidade de peças expostas, seria resultado de anos de pesquisa. Incluindo a coleção de exemplares de outros continentes, exemplo do exemplar da Grande Barreira de Corais da Austrália, com 157 quilos, 1 metro de comprimento, 70 cm de largura e 50 cm de altura.
Ao todo, o acervo conta com aproximadamente 1.200 espécies de conchas de diversos países. Além disso, o museu possui uma biblioteca com aproximadamente 400 livros de malacologia. Trata-se de um lugar que, embora pequeno, vale a pena ser visitado por ser propício para conscientizarmos as pessoas quanto à preservação da natureza, principalmente à nossa fauna e flora marinha.
Fonte: Prefeitura Municipal de Mangaratiba, Riotur, Cultura Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário