Capela Nossa Senhora dos Remédios, Angra dos Reis

 
A capela está situada num pequeno platô, junto à praia da Freguesia da Ribeira. Ao seu redor, árvores esparsas de porte médio e alto ( mangueiras, amendoeiras e palmeiras). A foto acima é um cartão postal recuperado.

Construção simples, sem detalhes arquitetônicos relevantes, possuindo fachada frontal composta apenas de uma porta central, com verga de arco abatido e molduras em cantaria. A foto acima é de 1946. 

Sua história começa na antiga fazenda da Ribeira, local de grande progresso no passado, Custódio Gomes da Silva resolveu construiu a pequena capela, para a qual obteve provisão do Bispado, em 11 de julho de 1768. 

Concluída dois anos depois, foi inaugurada em 8 de setembro de 1771, dia da Natividade de Nossa Senhora da Conceição, realizando-se então uma grande festa.

Em 12 de junho de 1824 foi elevada a freguesia. Custódio, ao falecer, legou ao seu afilhado, André Gomes da Silva, parte dos seus bens, com a condição de se conservar a capela.

Conseguindo fazer uma transação de venda dos bens que lhe deixou seu protetor, André passou tudo a Feliciano José Pimenta, acabou condenado à prisão por isso.

Feliciano por sua vez tentou doar ao Bispo a capela, mas foi condenado a devolver tudo que comprará ilicitamente de André.

Depois de anos de abandono, enfim a prefeitura resolveu realizar uma pequena reforma na capela, removendo o aspecto de abandono, como pode ser verificado nas fotos.

Na imagem acima o terreno do antigo cemitério, e a capela sendo pintada, ainda com um andaime na frente.

Aqui o local visto de outro angulo com as águas da Baía da Ribeira em segundo plano, ainda é possivel ver o cômodo anexo a capela.

Nessa outra imagem é possível ver os fundos da construção, bem como um amplo espaço gramado a sua volta que era utilizado nos eventos religiosos.

Nesta imagem uma obra do artista angrense Carlos Franca baseado em fotos antigas, retratando a época de ouro do local.

Atualmente encontra-se sem uso, os portões de acesso a praia e a capela foram fechados e após repercussão na mídia, o acesso acabou por ser liberado. Veja a reportagem do RJ TV: Reportagem RJ/TV. Na época foi prometido solução para o problema. Assim, o portão passou a ficar aberto durante o dia. Em casos semelhantes você deve denunciar. INEA (24) 3367-1673, secretaria de meio ambiente PMAR 3368-6418.

A devoção a Nossa Senhora dos Remédios (ou do Bom Remédio), teve início com São João de Matha, que fundou a Ordem da Santíssima Trindade e veio a falecer em Roma no dia 17 de dezembro de 1213. Com o intuito de resgatar os cristãos que foram feitos de escravos na África e no Oriente Médio, São João da Mata e São Felix de Valois fundaram em 1198 a Ordem Hospitalar da Santíssima Trindade. Para isso, precisavam de muito dinheiro. Então, eles buscaram o auxílio de Nossa Senhora, o remédio para todos os problemas que enfrentamos. Com o auxílio da Virgem Maria, conseguiram muito dinheiro e libertaram milhares de cristãos da escravidão. Fonte: Cruz da Terra Santa e Ednéia do Marco Pascoal, PMAR, G1. 

Um comentário:

  1. A informação sobre o portão está equivocada.
    Veja aqui a realidade:https://causasecausosangradosreis.blogspot.com/2021/02/igreja-de-nsasrados-remedios-da-ribeira.html?m=1

    ResponderExcluir

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...