A antiga Fazenda Tanguá, foi construída a 7 km do centro de Angra dos Reis. A Fazenda é um dos grandes orgulhos dos cidadãos angrenses pelo seu conteúdo histórico. Uma visitação ao local é uma verdadeira aula de história. O local que hoje abriga o luxuoso resort é circundado por palmeiras reais, filhas da árvore mãe trazida pessoalmente por D. João VI para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Mas as recordações do período colonial não param por aí. Com mais 300 anos de existência, a Fazenda guarda em cada detalhe a história de índios, escravos e nobres, sem esquecer da época em que se cultivava café, coco e banana e produzia mais de 60 qualidades de doces.
Em relatos transmitidos oralmente ao longo dos anos, nativos diziam que era nesta praia que os senhores feudais de São Paulo e do Rio de Janeiro compravam os escravos que chegavam nos navios negreiros.
A propriedade foi residência particular de lazer de um empresário paulista até o ano de 1997, quando então foi adquirida pela FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais, é um fundo de pensão brasileiro que gerencia a previdência complementar dos funcionários da Caixa Econômica Federal).
O Resort Blue Tree Park Angra dos Reis, inaugurado em 2000, foi então construído na area da antiga fazenda para ser um dos empreendimentos turísticos mais luxuosos da região. Com 169 mil m² em frente a bela praia do Tanguá, o Blue Tree dispunha de uma das mais completas infra-estrutura de lazer da Costa Verde, com destaque para o complexo aquático de 1.500m², e um spa, com diversas atividades de relaxamento e estética, além de bares e restaurantes, e uma área especialmente dedicada às crianças.
O certo grau de isolamento por não estar localizada em zona de passagem, e a constante preocupação do resort com a preservação ambiental, facilita a conservação da beleza natural da mata, fauna e flora de grande parte da região. Prova disso é que apenas 7,7% das terras da Fazenda Tanguá são urbanizadas e 1,79% da área são ocupados pelo hotel e o condomínio residencial.
A construção estrutural do resort foi realizada pela empresa Tranenge Construções e finaciada pela FUNCEF. Abaixo a descrição do grandioso projeto: "Detalhamento de projeto, fabricação, transporte e montagem da superestrutura de 16 prédios de 3 andares, com área construída de 15.500 m² , compreendendo pilares e vigas em concreto armado e vigas / lajes protendidas, com volume de 3.400 m³ de concreto prémoldado, em 2 Centrais Móveis de Premoldados, sendo uma no próprio canteiro de obras, na fazenda Tanguá, e outra nas imediações, ambas em Angra dos Reis, com transporte de peças premoldadas por via marítima". Tranenge Construções, 1998.
Toda área da antiga Fazenda Tanguá, foi convertida em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural, sendo protegida pelos administradores do resort, beneficiados por isenção de impostos, conforme previsto em Lei. Veja a integra do documento disponível no site do instituto ICMbio.
RPPN Fazenda Tanguá.
As casas originais da fazenda foram preservadas, restauradas e transformadas em restaurantes e no Kid’s Point, espaço destinado à recreação infantil. Atualmente o hotel foi adquirido pela empresa portuguesa Vila Galé, que o converteu em EcoResort Vila Galé, realizando algumas melhorias. Fonte: ICMbio, Bluee Tree Park, Vila Galé, FUNCEF, PMAR, MMA, Tranenge.
Morei na fazenda do Tanguá desde meu nascimento até completar 15 anos! Saudades da minha infância bela que tive na fazenda do Tanguá! Paraíso que morei por 15 anos de minha vida!
ResponderExcluirHoje são milhares de pessoas por ano passando pelo local, grande previlégio o seu!
ResponderExcluir