Engenheiro militar. Deputado Estadual, RJ (1910). Prefeito de Niterói (1911 - 1914). Presidente (Governador) do Estado do Rio de Janeiro (1923-1927). Senador da República (1927 -1930, destituído do cargo por Getúlio Vargas). Protagonizou um período conturbado da política fluminense quando concorreu duas vezes para o cargo de presidente do estado do Rio de Janeiro e, em ambas, entrou em conflito com seu antigo aliado político Nilo Peçanha.
O monumento é constituído por um busto de bronze sobre um pedestal de granito, com a placa: "A Feliciano Pires de Abreu Sodré, a quem Angra dos Reis deve a construção do Cais de Porto - Busto Oferecido à cidade pelo Senhor Leandro de Figueiredo.
Ainda recebeu homenagem no Parque Ambiental e Arqueológico de São João Marcos, Rio Claro. Foto acima. Busto inaugurado em 1927 com a presença de Feliciano Sodré e reinaugurado em 2014. Quando passar pela Praça Amaral Peixoto ou visitar o parque não deixe de conferir este personagem histórico, afinal devemos a sua iniciativa o Porto de Angra dos Reis. Fonte: IBGE, Senado Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário