José Lopes da Silva Trovão ou simplesmente Lopes Trovão nasceu na Ilha da Gipóia, 23 de março de 1848. Foi médico, jornalista e político. Uma carcterística física de Lopes Trovão que chamava atenção à época era sua altura: 1,90 m. Filho de José Maria dos Reis Lopes Trovão e Maria Jacinta Lopes Trovão.
Ele formou-se em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, tendo sido diplomata e eleito deputado federal para mandatos entre 1891 e 1894 e, posteriormente, senador da República entre 1895 e 1902.
Foi um dos propagandistas republicanos mais ativos, e ardente abolicionista, atacando a estrutura do Império do Brasil até sua queda, em 1889, sendo um dos signtários do Manifesto Republicano de 1870.
Ele liderou uma comitiva de republicanos até a casa do Marechal Deodoro da Fonseca, na manhã de 19 de novembro, portando o que defendia ser a nova Bandeira constitucional do Brasil.
Lopes Trovão desenhou bandeira inspirada no pavilhão estadunidense, composto por treze listras horizontas – que, originalmente, representam as treze colônias iniciais dos Estados Unidos – e por vinte estrelas – o Município Neutro não estava ali representado.
As estrelas eram agrupadas em conjuntos de cinco e ficavam dentro de um quadrilátero preto, o qual homenageava a população negra do país. Essa bandeira chegou a ser içada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro por José do Patrocínio, no dia da proclamação da República. Uma versão similar, com o quadrado azul em vez de preto e as estrelas re-arranjadas de outra forma, chegou a ser içada no navio Sergipe, que levou a família imperial brasileira ao exílio.
Outra versão, com vinte e uma estrelas em campo azul, chegou a ser adotada oficialmente pelo governo provisório por quatro dias. Deodoro, no entanto, preferiu manter as linhas gerais da bandeira imperial, oficializando a nova bandeira em 19 de novembro de 1889.
Teve publicado, ainda, o trabalho: Le Vicomte de Rio Branco, Joseph Marie da Silva Paranhos 16 Mars, 1819. 1 Er Novembre - 1880. Extrait de La \Chronique Franco - Brésilienne\ Número 5, Paris, 16 Novembre 1885.
Era descrito como médico das classes pobres", o jornalista, poeta, percursor dos movimentos de vanguarda e defensor de ideias republicanas e o primeiro angrense a se eleger Deputado Federal e posteriormente Senador. Na foto acima o sobrado sede do grupo escolar Lopes Trovão, na Rua do Comércio, 79, centro, Angra dos Reis.
O Grupo Escolar funcionou com o curso Primário (1ª a 5ª série).
Nenhum comentário:
Postar um comentário