A Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, Dois Rios Ilha Grande

 
A Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, construída em 1938. É um patrimônio local especialmente valorizado pelos moradores das Vilas de Dois Rios e Abraão, e foi totalmente restaurada.
Quase totalmente desconhecida da população das demais praias, só é conhecida por aqueles que visitam a Vila de Dois Rios.
O título “Bom Despacho” tem sua origem no mundo jurídico, onde “Despacho” significa decisão, encaminhamento, resolução dada por um juiz. Tal decisão, no mundo jurídico, pode ser boa ou ruim, dependendo do entendimento do juiz.
Por isso, os católicos de Portugal começaram a venerar Nossa Senhora com o título de “Bom Despacho das Almas” (este era o título original da devoção. (nas fotos é possível observar mudanças nas cores da capela)
Tal título significa que, por sua intercessão, as almas dos falecidos conseguirão obter um “Bom Despacho” do supremo Juiz, que é seu Filho Jesus Cristo, encaminhando-as para o céu depois da morte. (acima foto da década de 80)
Assim, Nossa Senhora do Bom Despacho é uma devoção mariana que pede pelos fiéis falecidos. Sabendo que todos somos pecadores, pedimos a Nossa Senhora que obtenha para nós um “bom despacho” no momento de nosso julgamento.
A religiosidade local conta ainda com um oratório em frente ao museu do cárcere com a imagem de Nossa Senhora, é parada obrigatória para os católicos que visitam a localidade e também de turistas e visitantes que não perdem a oportunidade de tirar uma boa foto.
Antes da atual capela, existiu a chamada "Velha Capela", esta primeira construção foi demolida, sendo uma das perdas mais lamentadas por historiadores, fiéis e residentes. (na foto acima a construção no alto do morro)
Na imagem colorizada tem-se uma dimensão melhor do que foi a antiga capelinha, lembrada apenas nas poucas fotos e na memória de quem teve o privilégio de conhece-lá.
A capelinha situava-se num "morrete" próximo à entrada das palmeiras, de lá a vista da colônia é linda. Algumas informações sem confirmação possível, pois foi transitida pela oralidade afirmam que o nome do Santo Padroeiro da referida Capela era “Nossa Senhora dos Homens”. (foto da reconstrução da capela). Fonte: Diocese de Itaguaí, Museu do Cárcere, Souza Neto (ex morador), Helio Paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...