Capela e Praia Grande de Araçatiba, Ilha Grande

A pequena Capela de Nossa Senhora da Lapa, além de importante monumento religioso é um atrativo turístico da Praia Grande de Araçatiba. Sua história começa com um grande temporal há muito tempo atrás que trouxe uma santa, a Nossa Senhora da Lapa. Após o espisódio, no dia 15 agosto, dia em que foi encontrada, a vila entra em festa. Conta-se que por conta dessa milagrosa aparição, a comunidade decidiu fazer uma mini capela em homenagem, e escolheram um dos pontos mais alto e com a vista mais charmosa de toda a Enseada de Araçatiba, o Mirante do Castelo. A mini capela ficou lá durante muito tempo, até a nova, que se encontra hoje em dia na Praia Grande, fosse construída com a ajuda de todos os moradores.
A construção fica de frente para a Baía da Ilha Grande, abençoando-a, talvez tenha sido essa a intenção dos seus idealizadores.
A cosntrução se destaca das demais quando avistada do mar, seu estilo simples e despretencioso, encanta moradores e visitantes.
Anualmente, a capela abre suas portas e recebe as comunidades católicas da Ilha Grande e visitantes de diversos lugares para homenagear o dia da sua protetora em uma grande festividade.
A festa de Nossa Senhora da Lapa é uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer a bela Praia Grande de Araçatiba, sua cultura e costumes.
Durante as festividades, ilhéus, religiosos e turistas se reúnem em um final de semana para comemorar o dia da santa com muita alegria e devoção.
Os festejos normalmente, começam na sexta-feira com a realização de um festival de prêmios (brincadeiras), no coreto da praia, ao lado da igreja.
No sábado, a comemoração começa às 6h com a alvorada festiva e logo após, acontece o café da manhã comunitário.
Em seguida, o padre celebra a missa e faz o batismo das crianças da localidade. No final da tarde a tradicional procissão sai pela praia de Araçatiba seguida pelo encerramento da ladainha.
Após as cerimônias religiosas, a festa profana começa com a queima de fogos, o divertido leilão de prendas e um show (normalmente de forró) com algum grupo convidado. Para a alegria dos turistas e moradores, o “bate-coxa” vai até a madrugada.
A Praia Grande de Araçatiba é a segunda mais importante comunidade da Ilha Grande em atividade turística e ponto de partida para passeios de barco e ótimas caminhadas ecológicas. As mais frequentadas são as que levam a Gruta do Acaiá e a Lagoa Verde. O ponto alto da praia é a transparência das águas calmas e verdes na maioria do tempo, o que torna a localidade excelente para a prática de flutuação (snorkel) e é claro mergulho autônomo, além de remo em canoa ou caiaque.
É comum observar peixes diversos, tartarugas, arraias e com sorte golfinhos. O local é perfeito para relaxar e dormir mais cedo. As distrações a noite ficam por conta do que as pousadas oferecem. Há restaurantes vinculados a pousadas que oferecem pratos de boa culinária e também restaurantes independentes na Praia Vermelha (praia próxima à Araçatiba). Vários eventos agitam a praia durante o ano.
O Festival de Mexilhão da Praia Grande de Araçatiba, é inesquecívél! A festa da maricultura organizada pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Pesca, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos e do Sebrae, é sempre sucesso total. Durante a festa são comercializados vários pratos a base do molusco. Para a festa são colocadas barracas na praia, mesas e certa estrutura. O evento conta com apresentações musicais.
Angra dos Reis vem se destacando no Setor de Maricultura do Brasil, sendo a maior produtora de coquilles do País, comercializando por ano cerca de 20 mil dúzias.
O grande astro mexilhão é comercializado em maior escala, cerca de 15 toneladas/ano e a ostra, cuja comercialização está sendo iniciada na região responde por cerca de 3 mil dúzias anual.
Outro evento que agita Araçatiba é a "Corrida de Montanha", uma modalidade praticada por amantes da natureza em busca de desafios e superação, na qual os atletas enfrentam percursos que cortam paisagens extraordinárias. A Praia Grande de Araçatiba já sediou várias etapas do evento que acontece anualmente.
Temos também na praia o Carnaval, onde a comunidade fica cheia, turistas, moradores e familiares ser divertem com o tradicional Bloco da Fofoca, muita música e alegria nessa charmosa praia repleta de história e beleza. 
O Mirante do Castelo é mais um atrativo da bela praia, o local onde foi construída a primeira capela da praia tem uma vista incrível de toda a praia e de boa parte da Baía da Ilha Grande. O acesso é por uma pequena trilha com uma escada de acesso, cerca de 5 minutos da praia.
O Pico da Pedra do Urubu é outro mirante sensacional que quem conhece jamais esquece, seu acesso é através de uma trilha de cerca de 45 a partir de Araçatiba (T06) ou 30 minutos da Longa. Fonte: Diocese de Itaguaí, PMAR, Ilha Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...