Capela e Praia da Longa, Ilha Grande

A charmosa Capela de São Pedro é um dos atrativos turísticos da Praia da Longa, onde é realizada anualmente a Festa de São Pedro. A festa é uma adoração e louvor ao padroeiro local, São Pedro.
São Pedro é o protetor dos pescadores, seu dia é comemorado no dia 29 de junho, mas os festejos na Longa podem ocorrer em outras datas, por condições de tempo.
A festa começa com Procissão Marítima seguida de Missa Solene. Mais tarde, tem leilão de prendas e forró com bandas de Angra dos Reis.
Assim como em outras comunidades da Ilha Grande a Longa mantém a tradição das festas que unem religião e lazer e atraem moradores do continente e de outras praias da ilha.
Os festejos só terminaram ao raiar do dia seguinte. Acontece em seguida um Torneio de Futebol.
São Pedro ou São Pedro Apóstolo, em hebraico:כיפא, em grego koiné: Πέτρος, Petros, "Rocha", segundo a interpretação católica e ortodoxa, fragmento (de pedra) para alguns protestantes, (Betsaida, Galileia, século I a.C., — Roma, cerca de 67 d.C.).
Foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo o Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro Evangelhos. A Igreja Católica considera Pedro como o primeiro bispo de Roma e, por isso, o seu primeiro papa. Ele seria, até hoje segundo o catolicismo, o detentor do mais longo pontificado da história: cerca de trinta e sete anos.
A Praia da Longa abriga uma comunidade de 150 moradores aproximadamente, a pesca e o cultivo de mexilhões são suas atividades principais. Um local exótico que preserva muito da cultura e costumes antigos, ainda não dominado pela modernidade.
Os moradores, pescadores, jovens e idosos tem seu ponto de encontro e descanso na cobertura ao lado da pequena Igreja de São Pedro em frente ao cais, onde penduram suas redes de balanço. Atrás da igreja está a Escola Municipal da Longa (ensino fundamental até a 4ª série). A atividade turística é pouco expressiva.
Na praia de aproximadamente 350 metros de comprimento e águas calmas e claras desaguá um riacho proveniente da montanha e próximo da praia forma a Cachoeira da Longa que constitui o mais expressivo atrativo natural da praia.
Na Longa a voltagem da energia elétrica é 110V , não há rede de telefonia fixa, apenas celular funciona devido a posição de frente para Angra dos Reis. O comércio limita-se a pequenos bares, mercadinho e uma pequena pensão.
Ao lado do cais funciona o maior estaleiro naval da Ilha Grande, que realiza reparos e manutenção em embarcações de pequeno e médio porte, atendendo os barqueiros de toda a Ilha Grande.
Nas décadas de 70 e 80, auge da indústria pesqueira na Ilha Grande, a população contava um número bem maior de habitantes devido a atividade de uma fábrica de pescados (fábrica de sardinha em lata), havendo hoje apenas as ruínas, (foto acima da fabrica de sardinha). Nessa época, o cais era movimentado por barcos de várias procedências em busca do pescado produzido e também realizando o transporte de pessoas para as festividades e eventos locais. Fonte: Diocese de Itaguaí, Cruz Terra Santa, Ilha Grande, PMAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...