Fototeca, Visita de Getúlio Vargas à Angra dos Reis, 1940

A visita do presidente aconteceu no dia 23 de junho de 1940. Participaram da visita, Ernâni do Amaral Peixoto, interventor do Estado do Rio de Janeiro, Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Getúlio Dornelles Vargas e Fernando de Souza Costa, Ministro da Agricultura.
Na ocasião Getúlio andou pelas ruas do centro da cidade, sempre acompanhado de perto pela população angrense como pode ser visualizado nas imagens.
Vargas participou, ainda, de uma inauguração, além de visitar o porto e o Colégio Naval (as fotos da visitas estãrão dispóníveis em outra publicação).
Durante a sua caminhada pelas ruas do centro é possível verificar a presença de crianças que acompanhavam a comitiva do presidente pela cidade. Não foi possível identificar a autoria das fotos.
A comitiva foi acompanhada de perto pela população local, sendo possível identificar nas fotos casarios e elementos já inexistente.
No fundo dessa foto é possível observar os morros do centro de Angra totalmente desabitado, bem como várias crianças descaças acompanhando a comitiva.
Observar essas imagens é fazer uma viagem no tempo por uma Angra que já não existe mais, quase toda a paisagem foi reconfigurada e pouco se preservou.
As ruas ainda sem calçamento, casário conservado e muita vegetação no entorno dominam essa fotografia.
O pequeno Vargas quase desaparece em meio a multidão, nesta foto ele está ao centro de óculos e com chapéu. 
Nesta foto aparece um personagem com um papel em suas mãos, pela posição dos ouvintes supõe-se que estava fazendo discurso ou uma oração.
Nessa foto mais aberta, um mar de gente em volta de Getúlio, registrada no mesmo momento da foto anterior.
Mais foto do mesmo evento, destacado a grande quantidade de presentes e o morro do entorno totalmente desabitado. 
Aqui o grupo chega a Praça Nilo Peçanha (Praça da prefeitura), ao fundo os casarões que não existem mais, ainda ao fundo uma pontinha do Mercado do Peixe
Aqui são apresentadas algumas informações para Vargas, sob os olhares dos integrantes da comitiva.
Esta foto na sede do poder público municipal, alguns personagens angrenses de outrora.
Essa última foto um pouco danificada, mas também registrando esse momento importante para a história local. Fonte: IHGB. 

Três Discos Voadores Fazem Manobras em Angra dos Reis, 1969.

No dia 05/06/1969, 3 discos voadores teriam sobrevoado a cidade durante horas, segundo o artigo toda população acompanhou emocionada a situação. A matéria faz parte do acervo do Arquivo Nacional, o documento no qual está anexado a matéria foi classificado como "SECRETO". Não foi possível identificar o autor da publicação. Se verdade ou não está classificado como documento histórico e consta no acervo do Arquivo Nacional, segue a publicação original.
TRÊS DISCOS-VOADORES FAZEM MANOBRAS EM ANGRA DOS REIS
Formando um triângulo parecendo guiar os outros dois, três discos voadores sobrevoaram durante várias horas, anteontem a noite, a cidade de Angra dos Reis. Toda a população acompanhou emocionada a evolução dos OVNI, sendo que num dado momento dois dos discos retiraram-se para uma distância regular mar à dentro, ficando o terceiro estacionado sobre a cidade.

EVOLUÇÕES
O alarme da presença dos discos foi dado por funcionários do Instituto Nacional do Café, ao término do expediente, às 18 horas. Em poucos minutos toda a população estava na rua e ninguém mais se preocupou com outra coisa. A hora do jantar foi adiada e muitos se esqueceram de comer. As donas de casa deixaram de lado seus afazeres e os cinemas ficaram vazios. todos foram a rua para acompanhar as evoluções dos três discos. Os OVNI (Objeto Voador Não Identificado) foram vistos sobrevoando o cais e o Colégio Naval. Segundo alguns, estariam a uns 3 quilômetros de altura. Outros, porém, calculam mais, entre 5 e 6 quilômetros. Os três discos voadores formavam um triângulo e, num dado momento, depois de quase 3 horas sobre a cidade, voando sempre na mesma formação, dois se distanciaram e ficaram a certa distância parados. O terceiro ficou na cidade, primeiros parado, e depois fazendo novas evoluções.

FUGIRAM
Segundo notícias vindo de Angra dos Reis, um avião ao passar pela cidade teria avistado os discos e teria ainda saído em sua perseguição. Foi então que os 3 se juntaram novamente e desapareceram a grande velocidade. O avião não chegou a ser identificado.

DESMAIOS
A população ficou apreensiva com o fato e muitas ficaram assustadas, sendo que uma jovem chegou a desmaiar, enquanto a srta. Lia Malaquias, bastante nervosa, teve que ser atendida por um médico.
Fonte: Arquivo Nacional.    

Fototeca Abraão anos 70 - Ilha Grande

 
 As fotos apresentadas foram publicadas no Jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro. E assim como todo o material do blog, passam a integrar o acervo digital permanente. O autor das fotos, foi o fotógrafo Alli. Data:11/06/1970. 
Crianças brincam em frente a escola ao Grupo Escolar Brigadeiro Nóbrega.
A praça principal da vila, com a igreja pintada de branco, poucas residências e o Pico do Papagaio ao fundo.
A praça vista a partir da igreja, no detalhe ao lado direito os paralelepipedos que seriam usados no calçamento das ruas do entorno.
Outra foto registrada na praça que mostra a costa totalmente desabitada, uma pequena embarcação e o cruzeiro.
O casário do entorno da praça hoje inexistente, o local está bem diferente atualmente, no detalhe a tranquilidade das crianças e a rua praticamente deserta.
Foto de uma antiga residência, no detalhe as antigas janelas em madeira muito comum na época.
Na foto a calmaria desse lugar mágico, no detalhe o andar despreocupado e solitário, lembrança de um tempo que o local era bem menos agitado.
Mais uma imagem do Abraão bucólico, quase deserto, destacando-se a vegetação que envolve as residências.
Na imagem a orla da Vila quase sem movimento e ao fundo a Praia do Canto desabitada, nenhuma construção nos morros.
A foto mostra a Praia do Abraão e uma embarcação encalhada, possivelmente para manutenção, ao fundo a atual sede da PM.
Na imagem quase toda a orla da vila, os morros desabitados e bem poucas construções.
Mas uma imagem da orla, dessa vez bem próximo das construções. Uma conoa caiçara se destaca sozinha na praia quase deserta.
Na foto a imagem da Ilha do Macedo, bem em frente a vila, próximo de onde é o atual cais da barca, com algumas embarcações.
Na foto a orla vista em direção a Praia Preta, limpa e deserta. 
Na foto o mar em frente esquerdo da vila, sentido Praia Preta, detalhe do casario antigo e o morro com pouca vegetação, lembrando que a região do Abraão foi uma antiga fazenda (Fazenda do Holandês), boa parte da vegetação atual é de regeneração, pois as florestas foram derrubadas para uso agricola das terras.
Foto da costeira, mostrando um oratório sobre a pedra.
Foto das ruinas do Lazareto vista do mar, lembrando que as estruturas foram demolidas a pedido do então governador Carlos Lacerda. Fonte: Jornal Correio da Manhã. 

VBC Imagens Aéreas, Valorizando o Patrimônio da Costa Verde!

 
A VBC Imagens Aéreas é uma empresa criada por "Vanderval Borges" para venda de fotografias e videos promocionais. A empresa tem como missão promover, fomentar e apoiar o turismo e o marketing de locais públicos e privados, bem como estimular negócios através de foto e filmagens aéreas com riqueza em detalhes e qualidade sem precedentes no Brasil. Uma empresa angrense certificada pelos seguintes órgãos: ABM (Associação Brasileira de Multirrotores), ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), AERO CONSULT Consultoria de Seguros LTDA e DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). 

O Projeto Patrimônio em Foco, felicita a empresa pela excelente qualidade de suas imagens! As imagens tem chamado a atenção sobre as belezas naturais e culturais da Costa Verde, gerando sensibilização quanto a proteção do patrimônio seja ele natural ou cultural. Para conhecer mais sobre o trabalho da empresa acesse o portifólio disponível no link: Portifólio VBC. A seguir seguem algumas imagens divulgadas na página oficial da empresa no Facebook.  



































































































































































Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...