A Fortaleza do Carmo e o Túnel, Angra dos Reis

Trata-se de uma fortaleza que existiu, onde atualmente é o Morro da Fortaleza. Aliás o nome da localidade é devido a está construção bélica.
A fortaleza possuía uma grande estrutura, composta por duas baterias e 7 canhões, contava ainda com quartel e casa de pólvora.
Desde a década de 40 os canhões da antiga fortificação encontram-se na Praça do Porto e no Colégio Naval.
O portão da fortaleza está localizado na capela mortuária, nos fundos da igreja Matriz de Angra dos Reis (imagem abaixo).
O portão com seu brasão de armas pode ser visto na Rua Pereira Peixoto, sendo uma importante testemunha da história.
Outros indícios são a Capela com imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita sobre antiga estrutura de pedra seca, apesar da capela aparentemente não pertencer ao forte a estrutura de base em pedra seca é tipica deste tipo de construção do século XVIII, data da provável construção da fortaleza.
Na imagem acima uma planta da antiga fortificação, elaborada pela arqueóloga responsável pela pesquisa.
Esta pintura antiga contém a estrutura do antigo forte e o atual Morro da Fortaleza praticamente deserto, destancando ainda a antiga Praia da Amizade. 
Placa de identificação da Rua da Fortaleza que liga a Rua Coronel Carvalho à Praia do Anil, sendo uma importante via de acesso.
Em uma das principais praças de Angra dos Reis (Praça Amaral Peixoto ou Praça do Porto) estão os canhões remanescentes da antiga fortaleza.
Outros canhões estão expostos no Colégio Naval, ornamentando a entrada principal da instituição, entretanto, poucos visitantes demonstram interesse sobre essas estruturas.
Um túnel que fica em uma propriedade particular próximo a Praia do Anil, sendo desconhecido de grande parte da população gerou algumas estórias ao longo do tempo.
Existem duas lendas diferentes sobre ele, mas ambas concordam que ele ligaria o Convento São Bernardino de Sena à Praia do Anil, servindo como rota de fuga em caso de invasões. Segundo as lendas o túnel antigo teria sido aproveitado pelo projeto de construção da ferrovia.  
A entrada do túnel permanece com um bloqueio improvisado e como está em propriedade particular sua visita não é permitida.
O túnel possuí altura de 3,90 metros e largura de 4 metros, sendo difícil avançar mais de 5 metros pois está obstruído.
Na parede do túnel os tijolos característicos do projeto da ferrovia que nunca chegou a ser concretizada mais deixou diversas estruturas espalhadas pela região e que serão abordadas em outra matéria. 
Fonte: Leilane de Lima (Arqueóloga).  

Um comentário:

  1. Esse túnel não é da época.
    Faz parte da ferrovia que iria ligar Angra a Mangaratiba.

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