A Igreja Nossa Senhora da Penha é uma capelinha localizada no bairro da Penha, ao lado da estrada Paraty-Cunha. Fica muito próxima da trilha que leva à Cachoeira da Penha, ou Cachoeira do Escorrega ou ainda Cachoeira do Tobogã, e em frente ao Alambique Engenho D’Ouro.
É um dos ponto de parada do passeio realizado pelas agências de turismo de Paraty, que levam os turistas para conhecer os alambiques e cachoeiras da região. O aspecto que mais chama a atenção desta pequena capela é que ela foi erigida em cima de uma grande pedra, com uma escadaria que ajuda a chegar até a edificação.
Um beiral construído ao redor permite observar a vista por toda a volta da igreja. Da frente da igreja é possível acessar um trecho do antigo Caminho do Ouro de Paraty, também conhecida como Estrada real, que era utilizada para trazer o Ouro extraído de Minas Gerais para o porto de Paraty, de onde seguia para o Rio de Janeiro e de lá para Portugal.
Em frente a construção há um espaço para os veículos estacionarem para visitação à igreja e ao Alambique. A igreja é bem simples e muito bonita. Lugar de oração e onde podemos sentir a boa energia espiritual que dali erradia.
Nossa Senhora da Penha é o título da Virgem Maria que teve início quando um monge francês chamado Simão sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso. A imagem estaria enterra ali por causa de uma guerra entre franceses e muçulmanos. Os católicos escondiam suas imagens para que elas não fossem destruídas pelos invasores islâmicos.
No sonho, a imagem aparecia cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão procurou pela serra durante cinco anos, sem sucesso. Mas, então, num dia especial, teve a informação de que a serra que ele descrevia chamava-se Penha de França e ficava no norte da Espanha. Simão Vela dirigiu-se para lá o mais rápido que pode. Para saber mais acesse: Cruz Terra Santa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário