Quem anda pelo Centro Histórico de Paraty muitas vezes não percebe o que são 6 portas grandes que se encontram sempre fechadas. Na verdade elas são ao 6 passos da paixão, e somente são abertas durante a semana santa. Dentro de cada uma delas existe um oratório, onde a procissão da semana santa faz paradas para orações. Os 6 Passos da Paixão, representam momentos da Paixão de Cristo, rumo à sua crucificação. Os Passos localizados na Rua do Comércio e na Igreja Santa Rita são originais. Os demais foram reconstruídos pelo IBRAM, após terem sido demolidos em 1929. Faça um City Tour Com um Guia de Turismo Credenciado e descubra outras curiosidades sobre a cidade histórica.
Passo da Paixão 1 - Horto das Oliveiras Localizado na Rua do Comércio, próx. à R. Marechal Deodoro - Este Passo corresponde ao momento da agonia no Jardim de Getsêmane ou das Oliveiras, marco inicial da Paixão de Jesus Cristo. "E tendo caído em agonia, orava com mais instância (São Lucas, cap. 22, v. 44). Somente uma folha de fechamento foi encontrada na galeria superior da Igreja da Matriz. Na face interna da mesma pintura do século XVIII, alusiva ao momento em que Jesus disse: "Pedro, eu te asseguro que não cantará hoje o galo antes que por três vezes negues que me has conhecido". Verifica-se o lume acendido no meio do átrio e as lembranças das palavras do Senhor, que o fizeram chorar amargamente. Em 2008, através de recursos do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, foi possível o retorno ao seu local de origem das pilastras misuladas que adornavam o retábulo deste Passo e foram identificadas através de pesquisas realizadas pelo Museu de Arte Sacra de Paraty, junto a fotografias antigas, estando as mesmas fixadas à lateral do nicho de Nossa Senhora da Soledade.
Passo da Paixão 2 - Prisão Localizado na Rua do Comércio, próx. à Rua Comendador José Luis - Este Passo corresponde ao momento da prisão de Jesus Cristo: "como se eu fosse um ladrão com espadas e varapaus viestes prender-me" (São Marcos, Cap. 14, v. 48). Nas folhas de fechamento do Passo da Prisão, revelou-se em sua face externa no enquadramento das almofadas uma "flor de lótus", símbolo da pureza que vence a impureza (provavelmente relacionada à prisão), uma vez que surge a obscuridade e desabrocha em plena luz, o símbolo do crescimento espiritual. Em 2008, através de recursos do IBRAM, passou por intervenções de conservação e restauro.
Passo da Paixão 3 - Flagelação Localizado na Rua do Comércio, próx. à Rua Santa Rita - 3o. PASSO - "A FLAGELAÇÃO" - Este passo corresponde ao momento da Flagelação de Jesus Cristo, que também é chamado de Senhor dos Açoites ou Senhor Bom Jesus da Coluna. Trata-se de nicho e retábulo, do século XVIII, que chegou até os dias atuais na sua integridade. A talha e ornamentos têm grandes semelhanças com a da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Paraty-Mirim, possivelmente do mesmo entalhador, estava encobertas por sucessivas camadas de repinturas. Em 2007, através de recurso do IBRAM, passou por intervenções de conservação e restauro.
Passo da Paixão 4 - Coroação de Espinhos Localizado na lateral da Igreja de Santa Rita - 4o. PASSO - "COROAÇÃO DE ESPINHOS" - Este Passo corresponde ao momento em que Jesus Cristo é coroado de espinhos, sua apresentação encarna a figura irrisória do "Rei dos Judeus", com a cana verde à guisa de cetro. Retábulo datável do século XVIII, chegou aos dias atuais na sua integridade. Em 2007 e 2008, através de recuros do IBRAM, passou por intervenções de conservação e restauro, possibilitando o retorno das folhas de fechamento originais, com cartelas de gosto rococó, alusivas às Armas Christi (instrumentos que levaram Jesus Cristo à morte).
Passo da Paixão 5 - Pretório localizado na Rua Dona Geralda, próx. à Rua Comendador José Luis - 5o. PASSO - "ECCE HOMO" (Eis o Homem). Este Passo corresponde à apresentação de Jesus Cristo, na varanda de Pôncio Pilatos, denominado "Ecce Homo", está relacionado ao julgamento e apresentação de Jesus diante dos pretores, daí ser denominado também de "Pretório". Em 2008 e 2009, através de recursos do IBRAM, passou por intervenções de conservação e restauro, onde foi revelada nas faces internas das portas, pintura do século XVIII, alusiva aos centuriões presentes no julgamento.
Passo da Paixão 6 - Cruz às costas Localizado na Rua Dona Geralda, em frente à Praça da Matriz - 6o. PASSO - CRUZ ÀS COSTAS (Subida ao Calvário) - Correspondente ao penúltimo Passo, nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, onde era encenado o Calvário, no interior da mesma, referente ao VII Passo da Paixão denominado "Passo da Crucificação". Relacionado ao texto do Evangelho de São João (cap. 19, v. 17), "Tomando sobre si a cruz, saiu para aquele lugar chamado Calvário, onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado".
Fonte: Igrejas de Paraty
Nenhum comentário:
Postar um comentário