A Santa Casa foi fundada com o nome original de Hospital Pedro de Alcântara fundado no ano de 1822, especificamente em 7 de setembro de 1822, data da independência do Brasil, a sua pedra fundamental foi lançada em 12 de Outubro do mesmo ano. Tem como patrono São Pedro de Alcântara, santo do nome de Sua Majestade Imperial Pedro I do Brasil.
O museu foi instalado no prédio da Santa Casa da Misericórdia, fundada em 1857, é um museu dedicado à História e desenvolvimento da arte da Medicina. Ocupa o antigo Salão Nobre da Santa Casa, funciona desde 1997 e tem hoje um rico acervo de mais de 200 objetos.
Além de documentos e fotos que refazem a trajetória da Santa Casa, o acervo inclui peças de arte como um quadro a óleo sobre tela com retrato do Visconde de Rio Preto e do Comendador Jannuzzi, além de outros retratos de barões e figuras políticas relevantes no século XIX. Quanto aos objetos dedicados à História da Medicina, estão expostas peças cirúrgicas, aparelhos de anestesia e operação, seringas, vasilhames de porcelana para misturar e guardar remédios, entre outras peças que permitem viajar por toda a evolução das artes médicas.
Também estão expostos coches funerários, usados em cerimônias fúnebres no século XIX. Atualmente o museu está fechado, mas abre eventualmente em função de atividades especiais. Não há previsão de retorno ao seu funcionamento pleno, mas seu arquivo histórico pode ser consultado de segunda à sexta, no período das 11 às 17h. Endereço: Rua Coronel Leite Pinto, 105, Centro. Telefone: (24) 2453-1460. Horário de Funcionamento: Seg a sex, de 11h às 17h. Fonte: PMP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário