Museu de Arte Sacra de Paraty

O Museu de Arte Sacra de Paraty/IBRAM funciona na Igreja de Santa Rita, cartão-postal da cidade e que possui um grande acervo com peças em madeira, barro e metal dos séculos XVII, XVIII, XIX, chegando até o início do século XX.
As peças do acervo foram reunidas, sendo originárias de outros locais de Paraty, principalmente das igrejas do Centro Histórico, das igrejas da área rural e das igrejas da costa paratiense.
O altar principal e os retábulos laterais encontram-se preservados, já que a igreja, embora abrigue o museu, ainda mantém a sua função religiosa, principalmente nas festas do amplo calendário litúrgico de Paraty.
Além da nave principal, pode-se visitar a sacristia e o consistório. Neste último há um terminal multimídia onde as regiões de Paraty são apresentadas com mapas, fotos e depoimentos.
No consistório também encontram-se, em sala protegida, peças de prata usadas nos ofícios religiosos e nas festas. Destaque para a custódia da procissão de Corpus Christi e as coroas do Imperador do Divino e do Rei e da Rainha do Rosário.
O columbário lateral e antigo cemitério também podem ser vistos, onde houve uma série de achados arqueológicos.
O Museu possui rampas de acesso em todo seu espaço e também tem 3 réplicas de peças de seu acervo para manuseio, com placas descritivas com legendas em braille.
Muitas das peças expostas no Museu podem ser vistas pelas ruas do Centro Histórico em festas como Semana Santa, Festa do Divino, Corpus Christi e outras.
Grupos e escolas podem agendar uma visita guiada. Horário de Funcionamento: aberto de 3ª a Domingo das 09h às 12h e das 14h às 17h. Fonte: IBRAM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...