A história começa em 14 de julho de 1985, às 21 horas, quando um recital de violão de Turíbio Santos, promoveu a inauguração do Teatro Espaço.
Localizado na casa de número 327, da Rua Dona Geralda, e que um dia já foi um armazém. Segundo Seu Zezito Freire, morador antigo e conhecedor profundo, foi também o primeiro cinema.
O espaço foi ainda, um bar chamado “A Luz Difusa do Abajur Lilás” (belo e curioso nome) e depois a galeria de arte do Zilco. O local foi comprado para ser transfromado em teatro no início de 1985, passou por reforma, com pouco recursos conseguiram transformar a casa no grande galpão que tinha sido no início.
Mas foi só isso. No dia 14 de Julho de1985, o teatro não tinha palco, não tinha cadeiras, não tinha nada. O CEMBRA, a escola estadual, emprestou algumas carteiras, que foram colocadas junto das cadeiras emprestadas em fila. Pronto, tínha-se palco e platéia.
O recital do Turíbio foi um grande sucesso e daí para frente não parou mais. Trinta e sete anos se foram, de batalha, de esforço, mas também de alegria, de prêmios e de uma sustentabilidade garantida quase integralmente pela bilheteira. Mas foi um longo caminho, de olhar, entender, se adaptar e aprender com humildade.
Paraty é uma cidade especial! E lá, tem um público que se modifica a cada semana. Gente nova chegando sempre, gente interessada numa cidade histórica, o que em si, já é um interesse cultural, muito bem aproveitado por esse incrível grupo cultural.
Nas palavras do diretor e fundador do espaço, Marcos: _"Somos parte da economia local. Profissionais como os demais, cumprindo com a nossa função dentro da comunidade de maneira digna e respeitosa. Por fim, artistas vivendo do nosso trabalho. Garantindo a nossa sustentabilidade com independência."
"Nos apresentando no nosso próprio teatro, como queremos, quando queremos e quantas vezes queremos. Sem depender de um patrocinador fixo, respondendo apenas ao nosso público, com dignidade, sem mercantilismo e, principalmente, sem patrão. Se fico orgulhoso? Fico sim, fico. Marcos Caetano Ribas, diretor e fundador do Teatro Espaço e do Grupo Contadores de Estórias.
O Teatro Espaço é o único do seu porte na cidade Paraty. Abriga a sede do Grupo Contadores de Estórias, que desde 1994 apresentam às quartas e sábados o espetáculo "Em Concerto" (teatro de bonecos, para adultos, sem palavras).
Nesse espaço já se apresentaram diversos artistas e companhias, do Brasil e do mundo, entre espetáculos de teatro, dança e música.O espaço também conta com uma estrutura que pode atender a eventos corporativos, que possam encontrar no ambiente um lugar para conferências, palestras e cursos, assim mantém sua estrutura em funcionamento. O espaço do teatro é composto por um palco com piso de madeira, com plateia frontal em formato de arquibancada, com 88 cadeiras (6 fileiras de 11 lugares, 2 fileiras de 8 lugares e 1 fileira de 6 lugares).
O ambiente conta, também, com 2 aparelhos de ar-condicionado que garantem (principalmente em épocas de calor) conforto aos presentes. Para os artistas, tem um pequeno camarim e banheiro atrás da área do palco. Além disso, na área da bilheteria e loja do teatro, existe um banheiro para clientes do estabelecimento. Fonte: Teatro Espaço. Agendamentos: https://teatroespaco.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário