Quartel da Fortaleza da Patitiba e Biblioteca Municipal de Paraty

O Quartel da Fortaleza da Patitiba / Cadeia Pública/ IHAP/Biblioteca Municipal está situado no largo de Santa Rita, sua construção data de 1703.
O prédio do quartel era um dos elementos do que uma vez foi a Fortaleza da Patitiba. No fim do século XIX o local foi reformado e utilizado até o ano de 1980 como cadeia pública.
Abrigou também a Biblioteca Fábio Vilaboim e a Pinacoteca Marino Gouveia com exposição permanente de obras de arte, transferida em 2018 para o Paço Municipal.
A biblioteca possui livros de assuntos gerais, documentos históricos e livros sobre a cidade. Administrada pelo Instituto Histórico e Artístico de Paraty, a Biblioteca Municipal Fábio Villaboim, passou por revitalização em 1992 e 2018, reúne em seu acervo, livros e documentos históricos dos séculos 18 a 21.
Atualmente está instalada em novo local, mais adequado e melhor localizado: no térreo do sobrado da Antiga Prefeitura, na rua do Comércio, quase na esquina da Samuel Costa.
Além do novo endereço, ganhou também novo mobiliário e a elegante e atraente sinalização visual, criando um espaço convidativo e acolhedor tanto para quem por ali passa vir a descobrir a biblioteca, quanto para os leitores e sócios que já a utilizavam terem condições de melhor usufruir de seu amplo e abrangente acervo, destaque para a literatura, história e artes.
A biblioteca foi criada em 1872 pela Câmara Municipal da Cidade de Paraty, a partir de decreto imperial de 1871 que “mandou estabelecer uma biblioteca pública em cada uma das cidades desta Província” (do Rio de Janeiro).
Entre os documentos em que se verificam o seu efetivo funcionamento estão a lista da doação de livros â biblioteca por um cidadão paratiense em 1876 e o livro de registro dos empréstimos realizados no ano de 1879. A biblioteca funcionou em diferentes salas da Câmara até 1981, quando parte de seu acervo foi transferido para a Escola Municipal do Parque da Mangueira.
Em 1992, com a doação do acervo bibliográfico de Fábio Villaboim, a biblioteca foi reorganizada pelo Instituto Histórico e Artístico de Paraty, com o nome de Biblioteca Municipal Fabio Villaboim, sendo transferida em 1997 para a Antiga Cadeia, no Largo de Santa Rita. Foi um passo importante para a ampliação tanto de seu número de usuários e sócios quanto de seu acervo.
A partir da realização da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), a qual desde a primeira edição em 2003 inclui a doação à biblioteca de exemplares de livros de autores convidados, acrescentando-se às doações dos sistemas estadual e nacional de bibliotecas. Pela inadequação do seu antigo espaço, à Secretaria Municipal de Cultura optou então, para a revitalização e modernização da Biblioteca Municipal de Paraty, por sua transferência a um novo espaço, além da aquisição e renovação de todo o mobiliário, bem como do equipamento e software para a progressiva digitalização de seu catálogo e automação no atendimento. Fonte: Biblioteca Municipal de Paraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...