Tradicional Peixe Com Banana Caiçara

A cozinha Caiçara tem delícias de lamber os dedos, com receitas de preparo e ingredientes simples, como é o caso desta que apresentamos a seguir. Bom apetite! Vale lembra que apresentamos aqui as duas formas mais comuns na Ilha Grande, a primeira é mais comum em restaurantes e a segunda é preferida pela população local.
INGREDIENTES
12 postas de peixe (garoupa, corvina, taínha, linguado), sugere-se peixes de carne firme, limpas e sem escamas;
3 xícaras (chá) de água;
1 cebola grande cortada em rodelas;
Sal a gosto;
3 tomates picadinhos;
1 coentro;
Cheiro Verde a gosto;
6 bananas nanicas bem verdes ou bananas da terra;
Óleo Farinha de mandioca.

MODO DE PREPARO
Descasque as bananas em água corrente para banana não ficar preta, reserve.
Em uma panela grande, coloque o óleo, frite a cebola e o tomate.
Adicione o coentro e o cheiro verde. Coloque as bananas inteiras e um pouco de água.
Deixe cozinhar até que fiquem quase moles.
Adicione as postas, aumente a água caso tenha pouco caldo, tampe a panela e deixe cozinhar até que o peixe esteja cozido.
Faça o pirão com as bananas cozidas e amassadas, um pouco do caldo do peixe e a farinha de mandioca.
Cozinhe até que se obtenha uma massa uniforme.
Sirva com arroz branco.
Dica: se preferir cozinhe as postas e coloque a banana quando estiver quase cozidas, assim as bananas ficarão cozidas e inteiras (este preparo é o mais comum na Ilha Grande). Bom apetite.
Fonte: Ilhéus  (Ilha Grande).

Bugio o Símbolo da Ilha Grande

Conheça um pouco mais sobre a simpática espécie de macaco ameaçado de extinção que atualmente é um símbolo do Parque Estadual da Ilha Grande e também de toda a ilha. 
Em 2018 a espécie sofreu um duro golpe com a drástica redução de indivíduos como resultado da contaminação por febre amarela, os gritos dos animais antes comuns de serem ouvidos, atualmente é cada vez mais raro. O surto passou e a espécie ainda que em número reduzido resiste e ficamos na torcida para que a espécie consiga se recuperar. 
Classificado como Alouatta é um gênero de macaco do Novo Mundo da família Ateida, subfamília Alouattinae, popularmente conhecidos por macaco-uivador, bugio, guariba ou barbado. A taxonomia do gênero é complexa, e envolve a classificação em três grandes complexos específicos: A. palliata (bugios da América Central), A. seniculus (bugios-ruivos e de mãos-ruivas da Amazônia e Mata Atlântica) e A. caraya (uma única espécie, típica do Cerrado e Pantanal). Dados genéticos e revisões taxonômicas consideraram algumas subespécies como espécies propriamente ditas. A Cordilheira dos Andes separou dois grandes grupos de macacos do gênero: as espécies centro-americanas e as sul-americanas. Possuem uma ampla distribuição geográfica, desde o México até o norte da Argentina. 
São animais de porte relativamente grande e de dieta predominantemente folívora. Vivem em grupos de em média 10 indivíduos em um sistema polígnico de acasalamento. Possuem vocalizações características, que podem ser ouvidas a quilômetros de distância. 
Esses simpáticos animais embora seu urro pareça assustador, causa euforia nos turistas que tem o privilégio de encontra-los em uma das trilhas da Ilha Grande. Fonte: Parque Estadual da Ilha Grande. 

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...