A Igreja Nossa Senhora do Amparo está localizada em frente a Pedreira da Vale Sul na Serra D'água em Angra dos Reis nos fundos da nova capela mortuária e ao lado do cemitério público.
A construção religiosa passou por algumas reformas ao longo e já não é mais a mesma da época de sua construção.
Nas imagens disponíveis no post é possível visualizar as mudanças realizadas e como a construção está.
Alguns elementos de destaque são as portas em madeira maciça e o cruzeiro em frente a entrada principal.
O cemitério existente no local tem sido amplamente utilizado já que outros como o do Belém encontram-se com poucas vagas, diferente deste que tem um espaço bem amplo.
O acesso a igreja é belíssimo e rodeado de muita área verde, além de um túnel de árvores que criam um visual incrível e muito prazeroso.
Desde 2024 o local ganhou uma nova capela mortuária para velar seus entes queridos. Construída em uma área de 336,00 m², recebeu o nome de José Pereira, homenageando um antigo morador do bairro falecido. A capela possui três salas para velórios, banheiros femininos e masculinos, fraldário, cantina, copa e uma sala de descanso para os funcionários.
Para a entrega da obra a capela de Nossa Senhora do Amparo também foi revitalizada e recebeu iluminação especial em LED.
A foto acima de 1995 mostra uma outra fase da construção, sem as modificações atuais, sendo registrada a partir do cemitério anexo.
Ainda sobre as modificações essa outra imagem mostra uma outra fase da capela sem a entrada junto a torre sineira.
Imagem de Nossa Senhora do Amparo
A pedido de Nicodemos, São Lucas esculpiu e pintou Maria aos pés da Cruz de Jesus, recebendo o mandato para ser a Mãe de todos. São Tiago levou a pintura para todos os lugares em que foi evangelizar. Daí começa a grande devoção popular a Maria, Nossa Senhora do Amparo. A partir desse ponto, muitos santuários, capelas e igrejas foram construídos em honra da Mãe de Jesus e sua devoção se estende muito forte até os dias de hoje.
Fonte: Cruz Terra Santa, PMAR, Luis Fernando Lara, Acervo pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário