A estação do Jussaral foi inaugurada em 1º de setembro de 1925, sendo a principal chegada no município até a inauguração da estação de Angra dos Reis na Praia do Anil, três anos depois. Como o local em que está localizada é bem remoto e distante das zonas populosas, ficou em desuso por alguns anos. (foto de 1986).
A RFFSA operou o famoso "Trem da Mata Atlântica" se você como eu teve o privilégio de fazer esse passeio, pode se deslumbrar com as vistas mais espetaculares da região, entretanto ele foi desativado em 1996. (foto de 1984).
A região em volta já foi rica em lavouras diversas, sendo a sua produção transportada no lombo dos burros, conforme mostra a imagem acima de 1984, ainda hoje a prática resiste com pequenos proprietários de terra que vivem próximo.
A construção foi lenta e difícil, contando com meios de transporte precários devido a falta de tecnologias e as dificuldades de acesso, podendo ser verificado na foto acima de 1924.
A reportagem acima do Jornal do Brasil, vinculada em 2 de setembro de 1925, destacava a ligação entre as cidades de Angra dos Reis e Barra Mansa com a inauguração da estação do alto da serra.
A linha tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica. (foto de 1990).
Em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goianira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. (foto de 1995).
A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. (foto de 1995).
Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goianira foi fechado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari.
A linha, já não mais eletrificada, foi operada um tempo pela concessionária FCA, mas já há vários anos foi abandonada por ela. Esse abandono também recaiu sobre a estação que foi se deteriorando até o não sobrar mais nada. (foto de 2002).
Nas últimas fotos é possível ver como a estação deslumbrante virou um monte de escombro e mato. (foto sem data).
Nessas fotos de 2006 podemos observar a ausência de portas, janelas e telhados, porém com pouca vegetação no entorno.
Muitos rumores surgiram sobre projetos para retomar o trem turístico que seria um fantástico atrativo para a cidade, com potencial para manter o turistas na cidade por mais tempo. Entretanto, nada se concretizou. (foto de 2006).
Fonte: Acervo Pessoal, Décio Marques, Eliezer Magliano, Guia das Estradas de Ferro, IPHAR e Jornal do Brasil.
Mais fotos e informações acesse: Jussaral.
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