Estação Ferroviária de Angra dos Reis

A estação ferroviária de Angra dos Reis foi construída em frente a Praia do Anil ao lado do centro da cidade, onde suas operações tiveram início em 1956.

No interior do prédio há uma placa da inauguração do espaço, sendo a data referente ao atual prédio que substituiu o antigo.
Na época da inauguração, o município possuía apenas 6.970 habitantes, bem pouco comparado a população verificada em 2022 pelo IBGE (167.434).

O tráfego de passageiros no local foi intenso por longos anos, sendo extinto entre 1979 e 1980. Porém, anos mais tarde foi implantado os trens turísticos que funcionaram até 1996. (fotos de 1928).

Em muitas cidades históricas há as famosas "maria fumaça" em funcionamento, conduzindo milhares de turistas todos os anos. Em Angra seria um excelente atrativo, mas não há nenhuma iniciativa neste sentido. Enquanto cidades como Miguel Pereira, Campos do Jordão vem construindo cada vez mais atrativos, Angra vive quase que exclusivamente para o turismo de sol e mar.

Nesta foto acima de 1955, podemos observar a estação em obras, com o desenho do prédio bem diferente da configuração atual.

O prédio ao longo dos anos teve várias funções diferente, sendo além de estação, prédio administrativo, depósito de cimento, CIT (Centro de Informações Turísticas), sede do serviço público, sede da Turisangra, entre outros. (foto de 1992).

O seu uso como estação foi comprometido porque em dezembro de 2002, as fortes chuvas que atingiram a cidade danificaram boa parte das linhas. Seu uso ficou interrompido de 2002 a 2005, quando após reparos os trens voltaram a circular. (foto de 2001).

Durante alguns anos o cimento vindo da CSN chegava a cidade pela ferrovia e os caminhões faziam a distribuição. (foto de 2000).

Essa foto de 2017 mostra parte do prédio da estação servindo como centro municipal de informações turísticas, enquanto a outra parte era utilizada pela FCA (administradora da linha).

Em 2011, o transporte ferroviário no município foi encerrado e assim permanece. Apesar de a estação ser terminal, a linha não terminava lá. Os trens cruzavam o centro da cidade até o porto de Angra. Era uma festa para a criançada que comemoravam com bastante entusiasmo sua passagem e muitos arriscavam uma carona. Ficamos na torcida pela volta da ferrovia, embora seja bem pouco provável que isso aconteça. Fonte: FCA, RFSA, Eliezer Magliano, Acervo Próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...