Biblioteca Municipal de Angra dos Reis

  
A Biblioteca Municipal Professor Guilherme Briggs é uma antiga instituição do município de Angra dos Reis. Recebeu este nome em homenagem ao professor angrense Guilherme Cristiano Raoux Briggs, que indo menino para Nitéroi já lecionava com apenas 12 anos de idade. Formou-se pela Escola Normal de Niterói, da qual foi mais tarde professor e diretor. Uma vida dedicada a educação, tendo como alunos o médico Miguel Couto e o pintor paisagista Antônio Parreiras. 

A biblioteca foi fundada no século XX e oficializada através do decreto-lei Nº 7, de 6 de agosto de 1941. A biblioteca é subordinada à Secretaria de Educação da cidade, e antes da sua atual localização ela já teve outros endereços. 
Quando fundada, localizava-se nas dependências da prefeitura, posteriormente sendo transferida para um sobrado na Travessa Santa Luzia, Nº 91. A instituição chegou a ser desativada em 1977 e reativada em 7 de setembro de 1978, pelo prefeito Jair Carneiro Toscano de Brito, no atual endereço, no Largo da Praça Zumbi dos Palmares (em frente a pequena Praça Marquês de Tamandaré), Nº 116, no prédio que também abriga a sede da secretaria de educação. 

   
A Biblioteca conta com um acervo de mais de 40.000 livros e possui jornais dos séculos XIX e XX, além de periódicos atuais. Conta com um grande acervo sobre a Memória Local de Angra dos Reis. Inclusive, muitos artigos do blog foram criados no local. 

Em 2009 a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer de Angra dos Reis promoveu um evento para celebrar os 68 anos da Biblioteca. O evento contou com uma apresentação do grupo musical dos professores do Projeto Música na Escola, de dança, e do histórico da biblioteca, o tema escolhido foi “Sarau de Poetas Latino-Americanos”. No ano seguinte foi realizado um evento comemorativo pelos 69 anos da biblioteca. Desta vez o evento contou com um sarau literário, com o tema “Adolescência em Versos e Canções”, e logo após houve o encontro dos participantes do clube da leitura sobre os livros da coleção “Fala Sério”, de Thalita Rebouças. 

Todo ano os funcionários da biblioteca realizam também uma comemoração interna, com corte de bolo e sorteio de livros. Sou cliente da biblioteca Há muito tempo, e valorizo muito este espaço de grandiosa importância cultural para o município. Fonte: Escola Guilherme Briggs, PMAR e Biblioteca.
 
Como curiosidade trago esse post do grande dublador Guilherme Briggs, bisneto do professor que é homenageado pela instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...