Convento São Bernardino de Sena Angra dos Reis

 
O primeiro convento foi construído na atual rua Dr. Moacir de Paula Lobo, no local conhecido como cachoeira. Neste local funcionou durante 104 anos e foi inaugurado em 1659. Era habitado por quase 30 frades.  
 

O Convento São Bernadino de Sena inaugurado em 1763, surgiu com o intuito de substituir o antigo Convento Franciscano da Cachoeira que era pequeno para abrigar os franciscanos, estava em ruínas e sofria com constantes inundações.  
 

A coroa portuguesa ajudou financeiramente a obra, e D. José I de Portugal doou a pia batismal da sacristia e o cruzeiro localizado em frente ao convento.  
 
Depois de anos em ruínas, começou em 2019 uma reforma no Convento São Bernardino de Sena que inicialmente ocupava um prédio de 2 andares, com varandas, grandes janelas, cozinha, refeitório, cárceres, sacristia, dispensa, e foi local de importantes festas religiosas do século XVIII. As obras do convento tiveram início em 1758 e a inauguração ocorreu em 1763.  

O prédio abrigou inclusive uma escola, mas sucumbiu ao tempo e à falta de manutenção. A decadência começou em 1831, época em que ali moravam apenas dois frades, sendo que o edifício tinha chegado a abrigar 30 religiosos, além de escravos. O abandono levou ao desabamento de parte do edifício no início do século 20.  

  
Em 23 de julho de 1947, o então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) tombou as ruínas. Ainda é possível reconhecer algumas alas como a cozinha, o refeitório e os cárceres. Há no local,  visitas guiadas, eventos musicais, exposições sobre patrimônio histórico, oficinas e ensaios de grupos culturais. Algumas exposições organizadas pela CULTUAR, tentam resgatar a história do local. Recentemente o IPHAN, deu início a uma obra de restauração. 

 A igreja conventual tem uma fachada com frontão recortado barroco e uma torre sineira. A entrada da igreja tem uma galilé de três arcos. A igreja da Ordem Terceira de São Francisco, de menor tamanho e com um frontão mais rebuscado, foi construída ao lado da igreja conventual, com a fachada recuada em relação a esta. A igreja dos terceiros foi conservada em bom estado pela irmandade. 

As ruínas do convento dão uma ideia da importância da casa conventual. Na fachada podem ser vistas as janelas das antigas celas dos monges e dos corredores. Podem ainda ser vistos os restos das cozinhas, chaminés, lavatórios e um chafariz de mármore. 

Lenda do Milagre de São Bernardino  (Poeta Brasil dos Reis) 

Conta uma lenda bonita 
Que a gente antiga encantou 
A história de uma desdita 
Que na Vila se passou 
Uma galera maldita
Que a mão do demo empurrou 
Em nossa plaga bendita 
Um dia aziago aportou 
Logo um tiro os ares corta... 
Do convento a larga porta 
Cai - e enquanto em confusão 
A rebate o sino toca 
Desce do altar são Bernardino 
E apanha a bala com a mão. 

Essa história teria se passado volta de 1710 a esquadra do francês Du Clerc bombardeou a vila. Assustados, os habitantes correram para se refugiar no convento de São Bernardino de Sena. Mas nem o convento escapa ao ataque. Balas de canhão eram arremessadas tentando destruir a porta principal. É nesse instante que São Bernardino de Sena desce do altar e começa a aparar as balas com as mãos, salvando a todos.  
 
Bernardino nasceu de uma família nobre de Sena, de sobrenome Albizzeschi, no dia 8 de setembro do ano 380, na pequenina aldeia de Massa Marítima, em Carrara. Quando tinha apenas três anos, ficou órfão de mãe. Depois, tendo ainda sete anos, seu pai faleceu. Por isso, ele foi criado duas tias na cidade de Sena. Suas tias eram mulheres de fé e alimentaram no coração de Bernardino a devoção à Virgem Maria e a Jesus Cristo.
Bernardino estudou na Universidade de Sena, terminado seus estudo com vinte e dois anos. Nessa idade, decidiu abandonar tudo e ingressar na Ordem dos Franciscanos, abraçando as regras de São Francisco com fidelidade e alegria.  
 
 
Na época, apoiou com vigor um movimento chamado “Observância”. Tal movimento vinha se firmando entre os frades da Ordem e buscava um rigor maior na vivência da pobreza. Por seu entusiasmo, os franciscanos o elegeram Vigário Geral de todos os conventos que seguiam a Observância.
Com trinta e cinco anos, Frei Bernardino iniciou sua missão de pregador e seguiu nesse caminho até sua morte. E tornou-se um grande pregador. Viajou pela Itália inteira pregando o Evangelho e convertendo a muitos.
Os discursos e sermões de São Bernardino de Sena foram taquigrafados por um de seus discípulos. O método foi inventado pelo próprio santo. Por isso, seu legado chegou até nós integralmente. Seus discursos com estilo rápido, leve, acessível e contundente, é bastante atual até os dias de hoje. Seus temas preferidos eram a caridade, a concórdia, a humildade, e a justiça. Tinha palavras muito duras para aqueles que, como ele mesmo dizia, "renegam a Deus por uma cabeça de alho". Também denunciava o abuso dos poderosos chamando-os de "feras de garras compridas que roem os ossos dos pobres". 
Na época de São Bernardino de Sena, a Europa passava por enormes calamidades: a peste e as divisões causadas por das facções políticas e também religiosas, causavam morte de muita gente e destruição. Porém, por onde São Bernardino passava, ele fazia com que a paz fosse restituída. Sua pregação era insuperável, empolgante e cheia de ardor. 
Muitos se convertiam ao ouvi-lo pregar. Além disso, levava sempre consigo um quadro de madeira com as iniciais JHS, que significam Jesus Salvador dos Homens. Depois de seus sermões, ele o apresentava para que fosse beijado por todos os fiéis.
Sua vida de missionário itinerante, inúmeras pregações, jejuns e sacrifícios constantes, aliados a uma alimentação fraca e pouco repouso, aos poucos enfraqueciam seu corpo, já velho. Porém, ele quis parar. Pregou o Evangelho enquanto conseguiu.  
  
Faleceu aos sessenta e quatro anos, em 20 de maio de 1444. A impressão que São Bernardino de Sena deixou na Igreja foi tamanha, que depois de apenas seis anos de sua morte, ele foi canonizado. Mais tarde, foi declarado padroeiro dos publicitários da Itália e também do mundo inteiro.
Fonte: Alípio Mendes, Cruz Terra Santa, IPHAN, Ednea M. Pascoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...