É uma importante área de lazer e ponto de encontro da comunidade angrense, por sua proximidade ao Cais de Santa Luzia, a estação das barcas e aos acessos de transporte municipal é muito frequentada. Palco de eventos e shows, é ponto de encontro preferido da galera do rock.
Possuí boa área verde, banca de jornal/revistas, bancos para descanso/lazer cobertos, bar/lanchonete, estacionamento para carros e motos, estacionamento para ônibus, instalações sanitárias, mesas e cadeiras, monumentos, parque Infantil, bela vista da orla marítima e seu acesso é ótimo. No coração da praça está o centro de Artesanato José Ricardo Guimarães.
Os turistas adoram! No quiosque é possível fazer aquele lanche ou beber e conversar com os amigos. Muito frequentado por moradores de Angra dos Reis.
É possível ver ainda os trilhos da antiga linha férrea, bem como uma bela fonte que ornamenta a praça.
A praça conta com um playground onde as crianças se divertem em brinquedos feitos em madeira e material reciclado, como pneus.
A praça ainda fornece outro benefício a cidade, os usuários de transporte coletivo normalmente aguardam nas sombras das árvores da praça, como pode ser visto na imagem ao lado. Parte dos pontos de ônibus estão localizados no acesso da praça, ao longo da Avenida Julio Maria. A praça é hoje uma das poucas áreas arborizadas da cidade
A praça está voltada para o mar de Angra dos Reis, sendo possível ver parte da enseada de Angra, Porto, assim como os barcos da ABAR (ASSOCIAÇÃO DOS BARQUEIROS DE ANGRA DOS REIS), é uma Associação Privada de Angra dos Reis, fundada em 28/11/1995. Sua atividade principal é Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais.
A praça recebeu esse nome em homenagem à Ernani do Amaral Peixoto. O ministro Ernani Amaral Peixoto nasceu no dia 14 de julho de 1905 na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Augusto do Amaral Peixoto e Alice Monteiro do Amaral Peixoto, herdou de seu pai, um ex-combatente da Revolta da Armada, o interesse pelas forças armadas, influenciando-o a construir uma destacada carreira na Marinha antes de se tornar um importante político e ministro do Tribunal de Contas. Atuou como militar em conflito na região de Paraty.
Outro monumento presente na praça é o Monumento à Feliciano Sodré. Responsável pela construção do Porto de Angra dos Reis. Clique no link e saiba Mais sobre Feliciano Sodré.
O largo da praça em 1985, visto na foto acima, com guarda corpo de concreto.
A historiadora angrense Ana Maris Figueredo na Praça Amaral Peixoto na década de 40.
Nenhum comentário:
Postar um comentário