São Bento Angra dos Reis

 
São Bento é um bairro, integrado ao centro da cidade de Angra dos Reis e que como a cidade cresceu em direção ao mar. A foto acima é de 1935.

Você já ouviu falar no Aterro do São Bento? Esse aterro possibilitou a ampliação da área do bairro como pode ser visto nas fotos. A foto acima embora não tenha data é muito antiga, não havia o porto da cidade que é da década de 30. 

Antes do aterro o bairro possuía uma excelente praia que se estendia até a região do atual Porto de Angra dos Reis. A foto acima é de 1944.

O nome São Bento, foi herdado do Forte São Bento, fortificação que foi construído sob a supervisão do Brigadeiro Pedro Álvares de Andrade, durante o governo de José Luis de Castro, o 2° Conde de Resende (1790-1801).  

As obras da fortaleza finalizaram em 1797, estava armado com 6 canhões, 2 de 9 libras e 4 de 6 libras. Em 1885, havia este forte e o do Carmo que destinavam-se a defender a costa, o grande saco de Japuíba, a frente da cidade e a estrada que se dirige à serra para subir a São João do Príncipe. Nessa foto acima podemos observar que a antiga estrada que ligava o centro a região do Colégio Naval ficava em plano mais alto que a estrada atual cerca de 2,5 metro acima do nivel do mar. 

Além desses dois fortes, foram projetadas em 1822 outras baterias e um forte na ilha da Gipóia, para haver um eficaz cruzamento de fogos, ainda que a construção dessas últimas fortificações "foram adiadas" e não se concretizaram, e que dos dois fortes existentes não sobraram nem ruínas.

Em 1838, essas duas fortificações de Angra eram comandadas em conjunto pelo 1º Tenente João Floriano de Oliveira. Na imagem acima um grande banco de areia formado na baixa mar.

Na foto acima o centro da cidade visto a partir do São Bento.

Na foto acima a antiga Praia do São Bento sem os aterro e com o mar chegando próximo a capitania dos Portos.

Os prédios quase no centro da imagem pertencem a Marinha do Brasil.

Na imagem um pequeno estaleiro e algumas embarcações 

Uma imagem de outro angulo é possível ver as canoas na praia, a Ilha Francisca e a Ilha Grande ao fundo.

O bairro visto à partir da região do Mercado Redondo.

O coração fica triste em saber que toda essa beleza cênica foi destruída pelo homem para construção de uma estrada.

Uma foto similar a anterior, porém com um ângulo mais distante. 
 
Na imagem aérea, percebemos o Mercado Redondo com o mar a sua frente, bem como a antiga fabrica de sardinha OVAR e a Capitania dos Portos em 1946.

Na imagem acima os prédios da Marinha do Brasil e o mar chegando junto ao morro.

Parte do São Bento vista à partir da região do Porto de Angra dos Reis em 1955.

Estaleiro do Sr. Tonoca que ficava no final da Praia do São Bento, como pode ser visto em fotos anteriores.

Foto de parte do bairro a partir do morro, destacando a atual sede do clube dos escoteiros e a sua frete o local do atual Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro.

Foto acima destaca a sede da Capitania dos Portos e a atual Av. Julio Cesar de Noronha que se estende até a Estrada do Contorno. 

Time de futebol São Bento na area do antigo campo do porto. O time da foto foi tricampeão do campeonato local, 1951, 1952 e 1953.    

Litogravura de 1846 publicada no livro "Ostensor Brasileiro". Nela temos a vista da cidade à partir do São Bento.

Quadro do artista angrense Carlos Franca do São Bento, baseado em uma fotografia presente no artigo.

O quadro acima retrata a antiga Praia do São Bento e ainda Mercado Redondo, Igreja da Lapa entre outros. Pintado pelo artista angrense Almir Tavares.

Na foto acima a sede da defesa civil antes e depois da reforma. Atualmente não abriga mais a secretaria de trânsito. Fonte: Fortalezas do Brasil, Edinea M. Pascoal, PMAR, Bernardo Brito, Marcelo Barros, Niltinho Judice, IBGE, AN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...