O Aqueduto da Ilha Grande teria sido construído, com pedras esculpidas pelos escravos libertos e óleo de baleia, em 1893. Foi construído na região da antiga Fazenda do Holandês, atual area da Praia Preta, Enseada do Abraão. Possui aproximadamente 150 metros de extensão e 11 metros de altura.
A visitação é gratuita. Junto à cabeceira do aqueduto, existe uma pedra em forma de sofá, onde conta-se que Dom Pedro II costumava sentar para ler sobre botânica, escrever seus poemas e desenhar a bela paisagem a que assistia ou os jardins que pretendia construir.
Os aquedutos, foram elevadas estrutura de alvenaria constituída por uma ou mais ordens de arcadas super-postas e erguida para servir de suporte a um canal que se destinava a conduzir a água sobre vale ou outra depressão do terreno.
Foi muito utilizada para suprir a necessidade de água, com grande vazão. Na foto acima se observa a estrutura já em processo de ruínas.
O Aqueduto do Abraão foi construído para abastecer o hospital de quarentena (lazareto). A água, vinda do córrego do Abraão, chegava aos reservatórios através do aqueduto a uma vazão de 1000 litros por hora.
Imponentes e belos, os aquedutos tiveram papel importante no desenvolvimento das civilizações. A estrutura do Aqueduto da Praia Preta impressiona bela grandiosidade, principalmente por ter sido construído em local de difícil acesso.
Os romanos foram os grandes precursores dessa engenharia que consistia em levar água de um ponto a outro sobre arcos construídos de pedra e que apresentavam uma ligeira inclinação para que a água pudesse correr sobre a cantaria. Nas fotos antigas, décadas de 30, 40 e 50 é possível ver a estrutura bem conservada.
Alguns desses imponentes monumentos ainda resistem mundo a fora. Um grande exemplo esta no Rio de Janeiro. (foto década de 50)
O Aqueduto da Carioca (mais conhecido como Arcos da Lapa) também é uma obra do tempo do império. Tão importante quanto os Arcos da Lapa, o Aqueduto na Vila do Abraão faz parte da história do Brasil e é relíquia da Ilha Grande. (foto década de 30)
Na imagem acima os presos trabalhando a terra, proxímo ao Aqueduto, década de 30. As estruturas ainda sem aprentes danos.
Curiosidade sobre os Arcos da Lapa. A partir de 1º de setembro de 1896 (de acordo com O Paiz, 2 de setembro de 1896), os Arcos da Lapa passaram a ser utilizados como viaduto para os bondes de ferro da Companhia de Carris Urbanos, meio de acesso do centro do Rio ao charmoso bairro de Santa Teresa, que se tornou um dos pólos artísticos da cidade e também destino de milhares de turistas. (veja foto abaixo)
Fonte: Dicionário de Arquitetura, IPHAN, Museu do Cárcere.
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