Este é um dos mais antigos faróis da costa brasileira, construído no século XIX e foi inaugurado em 1900, pelo Presidente Campos Sales.
Efetivamente só em 1925 passou a funcionar com um sistema de iluminação importado da França, fabricado por Barbier, Bérnard e Turenne, de Paris, o qual utilizava o acetileno como combustível, depois substituído pelo gás butano e finalmente por energia elétrica.O farol conserva seu projeto original de técnica francesa, com mecanismos puramente mecânicos e lentes de cristal.Compõe-se de uma torre quadrangular de alvenaria, branco, no centro de uma casa, com 16 metros de altura. Apresenta luz de grupo de 03 ocultações brancas, de 10 segundos de duração, na altitude de 121 metros com alcance de 27 milhas náuticas e setor de visibilidade de 238° (149° a 027°).Seu acesso é feito por mar por um pequeno caís localizado na Ponta de Castelhanos, local de difícil acesso, apenas uso da Marinha do Brasil.É acessado também através de um heliponto junto ao farol, também exclusividade da Marinha.
Uma outra opção, geralmente utilizada por turistas é a T12, trilha Pouso x Castelhanos.É um trilha de difícil acesso, pois raramente é usada, o que exige certo preparo e conhecimento, contrate um guia e conheça esse lugar incrível, passando por algumas praias no caminho, como a Praia de Castelhanos.A vista do farol é uma das mais belas de toda a ilha, o amanhecer e o entardercer são um presente aos ilustres habitantes do local e que trabalham na manutenção do farol. As visitas devem ser autorizadas pela marinha e podem ser solicitadas por email. Fonte: Marinha do Brasil.
É mais uma maravilha de Angra dos Reis.Este é o farol de Castelhanos.Obrigado ao Patrimônio em foco que me permitiu conhecer esta maravilha.Obrigado Marinha do Brasil.
ResponderExcluirA intenção é essa, divulgar nosso patrimônio.
ExcluirBoa noite ! Para informar que as visitas ao farol devem ser autorizadas pela marinha do Brasil com antecedência através de envio de email
ResponderExcluir