Casa da Cultura Câmara Torres, Paraty

A Casa da Cultura de Paraty é um espaço para todas as manifestações artísticas e culturais. O sobrado, localizado no Centro Histórico de Paraty, data de 1754 e funciona como centro cultural desde 2004. Tem auditório, café, livraria, pátio e sala de exposições.
O espaço apresenta a história e a vida da cidade litorânea de Paraty, patrimônio histórico rico por suas manifestações culturais e artísticas.
Logo na entrada da Casa da Cultura há um tapete de serragem colorida, de 28m, arte típica das festas religiosas da cidade.
Trata-se de uma reprodução do quadro Florestas Brasileiras, de Rugendas. Feito pelo cineasta Marco Sachs e sua equipe, o tapete é protegido por um vidro para que os visitantes possam caminhar sobre ele.
Seguindo pelo tapete, o visitante tem acesso a um completo roteiro turístico eletrônico, onde pode-se explorar todo o potencial da região. O material comprova que Paraty não se resume às ruas do centro histórico, mas também possui uma combinação de elementos da natureza.
Juntamente com os roteiros, encontram-se expostas reproduções de gravuras do navegador alemão Hans Staden que retratam o período em que foi mantido em cativeiro pelos índios Tupiniquins, em Ubatuba. 
A casa conta com uma Sala de Exposição Temporária e um auditório. Entre os dois encontra-se um Pátio, um espaço agradável, utilizado para realizações de exposições, lançamentos de livros, coquetéis, coffee breaks, saraus, teatro, contadores de histórias, entre outros.
Uma exposição permanente pode ser encontrada no segundo andar do sobrado. Trata-se da exposição idealizada pela cenógrafa e produtora teatral Bia Lessa, que se utilizou da arte local e de elementos do cotidiano dos paratienses para mostrar a trajetória da cidade.
Nas vitrines, em vez de objetos de ouro, objetos pobres e repletos de vivência e significados. Nas imagens, o povo de Paraty representado por personalidades notórias e pessoas comuns, contribuindo para a documentação de um acervo oral e visual dos costumes e riquezas da terra, que não constam dos documentos oficiais da cidade.
A ONG Associação Paraty Cultural faz a gestão da Casa da Cultura Câmara Torres, desde 2004. A instituição, composta por associações culturais e de moradores e cidadãos interessados. Os objetivos são promover e apoiar as ações educacionais, culturais, turísticas, sociais e ecológicas, além de contribuir para a formação da população nessas áreas. A Paraty Cultural busca viabilizar o uso dos espaços físicos da Casa da Cultura como um centro cultural.
Desde então, tem programação permanente e atende a várias demandas da comunidade, poder público e associações, sendo um dos principais equipamentos culturais da cidade. A Instituição promove um Programa Cultural, onde as artes e o patrimônio, nas variadas vertentes, sejam transmitidos à comunidade e apreciados por visitantes, uma vez que Paraty é uma cidade histórica com vocação para o turismo cultural. Nesse contexto, a Paraty Cultural oferece as condições essenciais a este espaço para que a comunidade, professores, alunos, artistas, artesãos possam trocar experiências e ideias, discutir e produzir arte e cultura. Fonte: Casa da Cultura de Paraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Navio Henrique Lage,1961, Verolme.

O ex-Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, participou da cerimônia de lançamento do navio Henrique Lage, no estaleiro Verolme, atua...