A igreja foi construída em 1725 para funcionar como templo das irmandades de escravizados de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito dos Homens Pretos.
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Paraty foi criada em 20 de agosto de 1750, e reedificou este templo por volta de 1757.
É característico do território brasileiro a existência de uma ou mais igrejas pertencentes às irmandades de escravos, sendo muito comum serem consagradas a Nossa Senhora do Rosário e São benedito, frade siciliano de origem africana, trazido ao Brasil pelos franciscanos antes mesmo de ser canonizado, padroeiro dos escravos no Brasil desde o século XVII.
A igreja tem nave única e um corredor lateral direito de construção mais recente. A fachada é bastante simples, com portal central e duas janelas na altura do coro, tudo encimado por frontão triangular.
Do lado direito uma sineira, também coroada com frontão triangular, e que foi acrescida posteriormente ao corpo principal da igreja.A igreja se destaca especialmente do conjunto de sobrados vizinhos, por conta de uma rua a sua direita, sendo o maior destaque paisagístico no fim da Rua Samuel Costa, que termina na porta da igreja.
Na foto abaixo é possível visualizar nos altares, imagens de São Benedito e São João Batista a mais importante talha das Igrejas de Paraty, de sóbria elegância e unidade formal, destoando, por exemplo, do altar principal, de feitura bem posterior.
A igreja fica no largo do Rosário, defronte ao prédio da antiga Prefeitura Municipal. Aberta ao público às terças-feiras, na parte da manhã. Outra oportunidade para conhecer o interior da igreja é durante cerimônias que acontecem no local, principalmente casamentos, quando a igreja recebe ornamentação.
Funciona ainda na igreja a Secretaria da Paróquia de Paraty. Fonte: HPIP (Patrimônio de Influência Portuguesa), Cruz Terra Santa, IPHAN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário